Seis coisas para estar bem informado nesta terça-feira, 19

Seis coisas para estar bem informado nesta terça-feira, 19

Portal Revide preparou seleção de assuntos para você ficar por dentro de qualquer conversa com os amigos ou no trabalho; Confira

Para você ficar ficar bem informado nesta terça-feira, 19, o Portal Revide separou um resumo de importantes assuntos de Ribeirão Preto e região. Não dá para ser desentendido hoje. Dá uma olhada:

 


O Carnaval realizado pelo poder público nas cidades da região tem sido repensado pelas prefeituras. Em Ribeirão Preto, a Administração Municipal informou na última sexta-feira, 15, que a edição deste ano da festa está cancelada, inclusive com a verba destinada a ela, de cerca de R$ 300 mil, encaminhada ao combate ao mosquito da dengue – mesmo esta área necessitando de aportes muito maiores, em torno de R$ 20 milhões, de acordo com o próprio secretário municipal da Saúde, Stênio Miranda. Leia mais.

 

 


Em Ribeirão Preto existem mais de 700 vagas de bolsas de estudos disponibilizadas em universidades particulares através do Programa Universidade Para Todos (Prouni). São bolsas de 50% e 100% de desconto em diversas áreas. O Ministério da Educação liberou nesta segunda-feira, 18, a consulta das vagas disponíveis para os estudantes que participaram do Enem em 2015, que não conseguiram ou não optaram por ingressar em universidades públicas através do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Leia mais.

 


Os cartórios de Ribeirão Preto, e todos do Estado de São Paulo, começam a oferecer atendimento especial para portadores de deficiência auditiva. Em uma iniciativa da Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (ANOREG/SP), o novo sistema tem como objetivo atender os deficientes auditivos que necessitam de serviços dos Cartórios, e também por conta da entrada da Lei nº 13146/15, que regulamenta a prestação de serviços às pessoas com deficiência auditiva. O sistema disponibiliza atendimento on-line por meio de intérpretes de libras, que estará disponível por teleconferência. Leia mais.

 

A arrecadação da Prefeitura de Ribeirão Preto no ano passado cresceu 8,36%, cerca de 3% abaixo da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao consumidor (INPC). Com receita em redução, as despesas também cresceram 9,13%, de janeiro a dezembro de 2015, aquém da inflação do período. As receitas próprias, formada por Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e Imposto sobre Transmissão de Bens Intervivos (ITBI) tiveram melhor comportamento que as transferências correntes, de impostos recolhidos pelo Estado e União e repassados aos cofres municipais. Leia mais.

 

O Procon de Ribeirão Preto fechou o ano de 2015 com um aumento de 84% no seu atendimento em relação a 2014. Trata-se de um novo recorde, que consolida o Procon-RP como o mais procurado do Brasil. Nos 12 meses do ano passado, o órgão da prefeitura fez 74.158 atendimentos, 33.850 a mais que os 40.308 atendimentos do ano anterior. Se comparado aos 39 mil de 2013, a atendimento registrado em 2015 chega perto de 90% de crescimento. Mas não foi só o aumento de atendimentos que chamou a atenção no balanço dos números do órgão. Leia mais.

 


Não é novidade que o asfalto de Ribeirão Preto passa hoje por um dos piores períodos desde sua implantação. A cidade em si parece esfarelar em pleno 2016. Especialistas apontam que um dos principais motivos para este fenômeno é a constante mudança no clima. Altas temperaturas atreladas às chuvas e ao frio repentino podem ter danificado as vias do munícipio. Para se proteger e esperar o recapeamento dos tais buracos, moradores sinalizam, com muita criatividade, estes problemas que todo ribeirãopretano tem enfrentado diariamente, há alguns meses - ou anos. Leia mais. 

 

Fotos: Arquivo Revide

 

Compartilhar: