Acirp e Sincovarp apoiam decisão da Prefeitura de Ribeirão sobre Plano São Paulo
Segundo a decisão da prefeitura, Ribeirão Preto terá de adotar a Fase Vermelha apenas aos finais de semana

Acirp e Sincovarp apoiam decisão da Prefeitura de Ribeirão sobre Plano São Paulo

Entidades se manifestaram sobre adoção da Fase Vermelha apenas no final de semana na cidade, contrariando determinação do estado

Após o anúncio da Prefeitura de Ribeirão Preto, no final da tarde dessa sexta-feira, 26, de contrariar a reclassificação do Plano São Paulo feita pelo o estado, e manter a cidade na Fase Laranja e adotar a Fase Vermelha apenas aos finais de semana, entidades que representam o comércio e a indústria se manifestaram favoráveis à decisão do Executivo.

A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão (Acirp) reforçou que discorda das constantes mudanças de critérios adotadas pelo governo do estado e, por meio de nota, corroborou a decisão do governo municipal de manter a cidade na Fase Laranja. “Os próprios dados do Plano São Paulo indicam que nossa cidade tem feito a ‘lição de casa’, pois apresentamos nas duas últimas semanas queda no índice de novos óbitos e de novos casos e estabilidade na proporção de novas internações. Desta forma, a regressão para a Fase Vermelha, sobretudo considerando os esforços recentes para abertura de novos leitos de UTI, acabaria por punir Ribeirão Preto que cumpre com o compromisso e a responsabilidade de receber os pacientes de outras regiões que necessitam de cuidados Intensivos”, diz a nota enviada na noite dessa sexta.

A Acirp disse ainda entender que medidas devam ser tomadas diante de novos cenários e da evolução da pandemia, mas que a reclassificação mostra, mais uma vez, a “inconstância e falta de previsibilidade do governo do estado de São Paulo.”

“Já alertamos que tais medidas são frequentes e têm gerado instabilidade e insatisfação, além de serem injustas com a grande maioria da população e dos empreendedores de nossa cidade, que se esforçam para continuar atuando dentro das normas impostas”, diz a nota que conclui com a afirmação de que a Acirp é solidária ao momento em que vive todo o País e segue com campanhas de conscientização para o cumprimento dos protocolos sanitários vigentes de combate ao vírus e à Covid-19, defendendo incansavelmente as orientações autoridades recomendadas pelas autoridades em saúde.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp), Paulo César Garcia Lopes, que acompanhou a coletiva de imprensa do prefeito Duarte Nogueira (PSDB), declarou que viu com "alívio" a decisão da Prefeitura.

Lopes argumenta que a instituição tem trabalhado no sentido de conscientizar a população e os lojistas a evitarem aglomerações em bares, restaurantes e supermercados. Sobre manter o município na Fase Vermelha aos finais de semana, o presidente do Sincovarp também é favorável. "Vamos utilizar o sábado e domingo para conseguir segurar os fatores aglomerantes", declarou.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: