Anvisa aprova, por unanimidade, uso emergencial da CoronaVac e da AstraZeneca
Reunião da Anvisa neste domingo decidiu pelo uso emergencial das vacinas de Oxford e da CoronaVac

Anvisa aprova, por unanimidade, uso emergencial da CoronaVac e da AstraZeneca

Plano Nacional de Vacinação já pode começar a ser executado, diz diretor-presidente da agência "Vá e se vacine"

Os pedidos de uso emergencial no Brasil das vacinas CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac, e AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford com a Fiocruz foram aprovados por unanimidade pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em reunião na tarde deste domingo, 17  São os primeiros imunizantes aprovados no país no combate à pandemia da covid-19.

"Os benefícios superam os riscos", disse a diretora da Anvisa Meiruze Sousa Freitas, que foi a relatora dos pedidos e abriu a votação após a apresentação e recomendações de liberação do uso pela gerência técnica da Anvisa. Todos os diretores seguiram a recomendação e o voto da relatora e aprovaram o uso emergencial da vacina.

Na sequência de Meiruze, os diretores Romison Rodrigues Mota e Alex Machado Campos, Cristiane Rose Jourdan Gomes e Antonio Barra Torres, que é diretor-presidente da agência, também aprovaram o uso dos imunizantes. 

"A Anvisa não pode ser obstáculo para a ciência. Pelo contrário, a Anvisa é da ciência uma dependente", disse Alex Machado Campos em seu voto. "A única agência reguladora do mundo a analisar, ao mesmo tempo, dois protocolos de uso emergencial de imunizantes. E o fez, com competência, em nove dias. Confie na Anvisa e confie nas vacinas aprovadas pela Anvisa. Vá e se vacine!", disse Antonio Barra, que ainda destacou que as formas de prevenção do vírus não podem ser deixadas de lado, mesmo com a vacinação.

Vacinação começar em SP

A vacinação já começou no Estado de São Paulo. A primeira brasileira a receber a dose da CoronaVac na campanha foi uma enfermeira que trabalha na linha de frente do Hospital das Clínicas. A dose foi aplicada logo depois da autorização da Anvisa, no hospital.

A Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto informou que, tão logo receba a vacina contra o coronavírus, dará início ao Plano Municipal de Imunização. Por meio de nota enviada na tarde deste domingo, 17, informa ainda que a cidade já está preparada, com a logística, insumos e estratégias traçadas.

A previsão é vacinar o público-alvo determinado pelos órgãos Federal e Estadual, que totaliza 150.275 pessoas, formado por profissionais da saúde e idosos. A imunização será feita em duas doses, com o intervalo de três semanas entre a primeira e a segunda aplicação, de acordo com a seguinte ordem de grupos:
 
- 32 mil profissionais de saúde dos setores público, privado e filantrópico;

Pessoas com 75 anos ou mais (32.806);

Pessoas entre 70 e 74 anos (21.269);

Pessoas entre 65 e 69 anos (28.663);

Pessoas entre 60 e 64 anos (35.537).

"O município também contará com um ponto de vacinação Drive-Thru, no estacionamento do Estádio Santa Cruz (Botafogo), além de postos fixos no Ribeirão Shopping, Shopping Santa Úrsula, NGA - Núcleo de Gestão Assistencial (rua Minas, 895 – Campos Elíseos) e Centro Médico (rua Thomaz Nogueira Gaia, 1275 – Jardim Irajá)", diz a nota.
 
A Secretaria da Saúde também já traçou estratégias para a vacinação de idosos acamados e residentes em instituições de longa permanência (casas de repouso). Serão mobilizados 606 profissionais da saúde para a execução do Plano de Imunização, dos quais 42 enfermeiros, 282 auxiliares de enfermagem e 282 agentes comunitários de saúde.


Foto: Anvisa / Divulgação

Compartilhar: