Atualização do plano de retomada econômica será anunciada nesta sexta, 10
Atualmente, Ribeirão Preto está na fase Vermelha do pano de retomada

Atualização do plano de retomada econômica será anunciada nesta sexta, 10

Governo do Estado de São Paulo divulga nova classificação das regiões com base nos dados relativos à pandemia de Covid-19

No início da tarde desta sexta-feira, 10, o Governo do Estado de São Paulo vai anunciar as novas classificações do Plano SP de retomada econômica durante a pandemia do coronavírus. A divulgação será feita em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, a partir das 14h45, e determinará se as regiões poderão evoluir no plano com uma abertura maior da economia, se permanecem na mesma classificação ou se vão regredir e aumentar as restrições.

A região de Ribeirão Preto, que engloba 26 municípios da Diretoria Regional de Saúde (DRS) XIII, está atualmente na fase vermelha do plano, a mais restritiva, com funcionamento apenas de serviços essenciais. Comércio e restaurantes só podem funcionar no sistema de entrega, drive-thru e, no caso dos restaurantes, a retirada do alimento na loja.

O Plano SP foi lançado no dia 27 de maio, quando foi anunciado que a região de Ribeirão estava na fase Laranja, onde foi possível, a partir de 1º de junho, a abertura do comércio, escritórios e salões de beleza, com restrições de horários e fluxo de clientes. Mas, com o avanço de casos e mortes e piora nos critérios avaliados pelo Governo Estadual, no dia 10 de junho, foi anunciado que a região voltaria para a fase Vermelha do plano, a partir de 15 de junho. Em uma nova atualização do plano, anunciada no dia 26 de junho, o governo manteve a região na fase Vermelha.

Nesta sexta-feira, 10, mesmo que ocorra um avanço para a próxima fase, no município de Ribeirão Preto está em vigor um decreto com medidas mais rígidas de enfrentamento à pandemia, que tem validade até o dia 19 de julho.

Para atualizar as fases do plano, o Comitê Estadual de Contingenciamento da Covid-19 analisa dados enviados pelo Conselho Municipalista, formado por prefeitos das cidades-sedes das DRS. São cinco os critérios avaliados: ocupação de leitos UTI Covid, leitos Covid para cada 100 mil habitantes, variação de casos, variação de internações e variação de óbitos.

Casos região

Segundo o levantamento do Governo Estadual, atualizados nessa quinta-feira, 9, a DRS de Ribeirão registrava 8.948 casos de Covid-19 e 329 mortes, com variação semanal de 36,6% nos casos e 31% nos óbitos. Já em relação à ocupação de leitos Covid, a região estava em 65%. A região registra 20,2 leitos para casa 100 habitantes. A variação semanal de internação ficou em 3,3%. 


Arte Revide

Compartilhar: