Cartilha virtual orienta lojistas na reabertura do comércio de Ribeirão Preto
Forte movimento e aglomeração tomaram conta do Calçadão de Ribeirão Preto deste ontem, 1º

Cartilha virtual orienta lojistas na reabertura do comércio de Ribeirão Preto

Pelo segundo dia seguido, Calçadão de Ribeirão Preto registra forte movimento e aglomeração de consumidores

Uma cartilha eletrônica para ajudar os comerciantes da cidade na reabertura gradual do varejo foi lançada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp), e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Ribeirão Preto).

A cartilha reúne as informações que são realmente essenciais para esse momento, sem misturar assuntos e sem complicação para o lojista entender. Traz gráficos e tabelas ilustrativas. A Cartilha de Reabertura do Comércio Varejista está disponível para download gratuito desde o último final de semana, nos sites www.sincovarp.com.br e www.cdlribeiraopreto.com.br, na área “Materiais para Download”.

Esclarecimento importante

A flexibilização da quarentena, que se deu por meio de decretos estadual e municipal, permitiu que estabelecimentos de varejo de segmentos não-essenciais retomassem o atendimento presencial a partir desse dia 1º de junho de 2020, de segunda à sexta, das 12h às 16h, e, aos sábados, das 10h às 15h. Para os shoppings, o horário de atendimento presencial ficou das 16h às 20h, de segunda a sábado.

“Queremos esclarecer - e isso está na cartilha - que nas outras quatro horas restantes, até que o lojista complete as oito horas diárias de funcionamento do comércio tradicional de rua, ele pode continuar realizando suas vendas por meios eletrônicos com entregas por sistema Delivery ou Drive-thru. São ações complementares. No atual cenário, quanto mais caminhos para vender, melhor!”, afirma Paulo César Garcia Lopes, presidente do Sincovarp e da CDL.

O forte movimento no Centro, inclusive com filas nas portas das lojas e consumidores em máscara, continua nesta terça-feira, 2.

Aglomerações

Nessa segunda-feira, 1º, primeiro dia da retomada do comércio de Ribeirão Preto, o Centro da cidade foi tomado por uma multidão. Durante transmissão ao vivo na tarde desta segunda-feira, 1º, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) declarou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Fiscalização Geral atuaram para que as regras do decreto fossem cumpridas. "Apesar de identificar muitas pessoas nas ruas, a maioria fez uso ostensivo das máscaras e grande parte do comércio respeitou o horário autorizado", declarou.

Sincovarp e CDL também estão encabeçando, tendo outras entidades nessa parceria, o desenvolvimento de uma campanha para conscientizar a comunidade quanto a importância do isolamento social – que continua em vigor - o quanto for possível e, se for sair de casa, que o cidadão use máscara de proteção e siga rigorosamente as orientações sanitárias das autoridades em saúde.

“Essa campanha também será direcionada aos que atuam no comércio. Se não houver conscientização e colaboração, o cenário da epidemia pode piorar e a suspensão das atividades empresariais pode acontecer novamente, ainda mais severa!”, finaliza Lopes.

Ribeirão Preto chegou, nesta segunda-feira, 1º, a 27 mortes pelo coronavírus, com 1.217 casos confirmados. 

 


Foto: Luan Porto

Compartilhar: