Conheça os números disponíveis para tirar dúvidas sobre o novo coronavírus
Veja onde é possível tirar dúvidas sobre o novo coronavírus

Conheça os números disponíveis para tirar dúvidas sobre o novo coronavírus

Há canais por telefone e WhatsApp, da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e também do Ministério da Saúde

A pandemia do novo coronavírus trouxe riscos e também muitas dúvidas para a população. Para dar orientações corretas e informações oficiais sobre a covid-19, o Ministério da Saúde criou canais específicos e, nesta semana, ampliou o atendimento por meio do WhatsApp. Além de tirar todas as dúvidas, o novo serviço também busca combater as notícias falsas que surgiram em larga escala sobre o tema. 

Leia também:

Ainda não há cura comprovada para o novo Coronavírus. Comprova, Revide!

Comunicado “O que fazer se eu acho que estou com coronavírus” é falso

Desde quinta-feira, 26 uma conta automatizada no aplicativo divulgar informações sobre o novo coronavírus e a doença covid-19. O serviço "Ministério da Saúde Responde!" pode ser utilizado após incluir o número +55 61 9938-0031 entre os contatos no WhatsApp e enviar um "ola". A conta funciona traz orientações a partir de temas específicos. Como o funcionamento é direcionado para informações relacionados ao tema, o serviço não permite tirar dúvidas direto com um atendente.

Já a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Saúde, criou o "Disque covid-19". O número de telefone 0800 770 1160 foi criado para prestar informações e orientações à população de Ribeirão Preto sobre o enfrentamento do novo coronavírus na cidade. O atendimento é feito das 8h às 20h de segunda-feira até domingo.

"A orientação é utilizá-lo sempre que necessário, para que as pessoas não se desloquem até uma unidade de saúde, evitando contato com outros pacientes que podem estar infectados e, consequentemente, disseminar o vírus", informa a secretaria.

A equipe de atendentes é formada por multiprofissionais da área da saúde, treinada e atualizada constantemente, conforme protocolos estabelecidos pela Secretaria da Saúde.

“Estamos diante de duas epidemias: a do coronavírus e a de pânico, de medo do coronavírus. Nós precisamos acalmar os ânimos de todo mundo. As fake news não auxiliam a população. É preciso buscar informações confiáveis", disse o diretor de Atenção à Saúde do HC de Ribeirão Preto, Antônio Pazin Filho, durante entrevista nessa quinta-feira, 26, sobre a disseminação de informações falsas sobre a pandemia.

Ribeirão Preto tem nove casos com testes positivos para a covid-19. Um homem de 36 anos, que tinha um câncer raro e doenças associadas, morreu na madrugada desta quinta, 26, com o coronavírus. Um dos médicos que atendia esse paciente também testou positivo para o coronavírus e foi afastado.


Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)

Compartilhar: