Estado decidirá nesta segunda-feira, 7, se Ribeirão Preto ficará na Fase Amarela

Estado decidirá nesta segunda-feira, 7, se Ribeirão Preto ficará na Fase Amarela

Segundo prefeito Duarte Nogueira, Comitê Técnico de Contingência e Secretaria de Desenvolvimento Regional entenderam como "pertinente" o pedido de revisão

Em comunicado divulgado na manhã deste domingo, 6, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) declarou que o Estado decidirá nesta segunda-feira, 7, se Ribeirão Preto ficará na Fase Amarela do Plano São Paulo. De acordo com o o prefeito, membros do governo estadual se mostraram favoráveis ao pedido de revisão feito pelo município.

Na última sexta-feira, 4, a Prefeitura de Ribeirão Preto solicitou a revisão do rebaixamento da região para a Fase Laranja do Plano São Paulo. À reportagem do Portal Revide, a Secretaria de Desenvolvimento Regional afirmou, no sábado, que analisaria o pedido, mas que entendia que as regras deveriam ser as mesmas para todos os municípios do Estado.

Nogueira informou que o coordenador do Comitê Técnico de Contingência do Covid-19 no Estado, José Osmar Medina, entrou em contato por telefone no sábado para falar sobre a revisão. De acordo com o chefe do Executivo, Medina entendeu como "pertinente e coerente" o pedido de Ribeirão Preto.

E, na manhã deste domingo, o secretário Marco Antônio Vinholi, do Desenvolvimento Regional, ligou para Nogueira pra tratar do mesmo assunto. Vinholi disse a Nogueira que na segunda-feira, 7, às 14h, o Comitê Técnico deverá se reunir na Capital para tratar do pedido de revisão.

Revisão 

Durante entrevista coletiva concedida na sexta-feira, 4, no Palácio do Rio Branco, Nogueira adiantou que caso o Estado mantenha a região na Fase Laranja, a questão deverá ser judicializada. Com isso, a prefeitura também anunciou que Ribeirão Preto vai continuar na Fase Amarela até o próximo dia útil, a terça-feira, 8 de setembro.

O prefeito e o secretário de Saúde, Sandro Scarpelini, entraram em contato com o Governo do Estado, por meio do secretário Marco Vinholi. De acordo com Scarpelini, o principal ponto que será debatido é o indicador do número de óbitos.

"O secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Antônio Vinholi, recebeu da minha parte uma argumentação para requerer a revisão da ida de Ribeirão Preto para a Fase Laranja. Nós queremos permanecer naquela Fase que, de fato, a coerência nos coloca. Não por desejar estar, mas pelos critérios técnicos, científicos, lógicos e objetivos. E, paralelamente, nós estamos judicializando com os mesmos elementos técnicos para que, não havendo uma manifestação favorável a nossa cidade, tenhamos que a Justiça possa fazer Justiça", pontou Nogueira. Questionado sobre uma possível negativa do Estado, o prefeito garantiu ter "convicção" de uma resposta favorável.

Segundo a atualização dessa sexta-feira do Plano São Paulo, o indicador que "puxou" a região para a Fase Laranja foi o número de óbitos. Por outro lado, o número de leitos se manteve estável na categoria "Verde". Sendo, inclusive, o melhor indicador da região no momento. O número de novos casos e internações segue no "Amarelo".

De acordo com dados do Estado, houve um aumento de 48% no número de óbitos em relação a última semana. Esse indicador, todavia, tem "peso 1" no diagnóstico de cada região. O número de leitos disponíveis, por exemplo, tem peso 3. 

"Sabemos que algumas pessoas demoram até um mês e meio para evoluir ao óbito. Acontece que no Plano São Paulo, eles pegaram os óbitos que ocorreram na última semana, com um agravante: na semana passada, o sistema do Ministério da Saúde ficou caído por quase quatro dias, e a gente não conseguia notificar nenhuma morte. Quando ele voltou, subimos vários óbitos e isso impactou. Nós olhamos os óbitos por mês de início dos sintomas. Isso representa quando a pessoa ficou doente e não quando ela morreu. Se, por milagre, a Covid acabasse hoje, daqui a dois meses ainda teríamos mortes.", explicou Scarpelini.

Leia mais:

Prefeitura de Ribeirão Preto vai pedir revisão ao estado e cidade segue na Fase Amarela

Governo do Estado avalia pedido de revisão da Prefeitura, mas adverte que regras são as mesmas para todos

Retrocesso para Fase Laranja não tem relação com ocupação de leitos em Ribeirão Preto


Foto: Prefeitura de Ribeirão Preto

Compartilhar: