Há um ano, Ribeirão Preto confirmava primeiros casos de Covid-19

Há um ano, Ribeirão Preto confirmava primeiros casos de Covid-19

Um ano depois, cidade soma 58 mil casos e cerca de 1.399 mortes

No dia 21 de março de 2020, a Prefeitura de Ribeirão Preto confirmou os primeiros casos de Covid-19 no município. Na ocasião, foram confirmados cinco casos da doença, enquanto outros 157 casos suspeitos já eram analisados. O primeiro caso suspeito na cidade foi divulgado no dia 27 de fevereiro daquele ano.

Desde então, já foram confirmados 58.594 casos e 1.399 mortes na cidade. Sendo que, desde o início do ano, o ritmo de novos casos e internações voltou a crescer.

Conforme previsto por especialistas, a doença atingiu o seu pico em 2020 entre junho e julho. As medidas mais restritivas começaram a ser impostas ainda em maio, porém, em abril, foram afrouxadas, o que gerou críticas de profissionais da saúde que alertavam para o cenário que estaria por vir.

Ao longo do ano e com a imposição de medidas mais duras, a disseminação da Covid-19 reduziu, mas nunca esteve em patamares considerados estáveis. A contaminação voltou com ritmo acelerado entre o final de 2020 e o início de 2021, com a descoberta de novas variantes e devido a aglomerações das festas de final de ano, afirmaram autoridades de Saúde.

Já a ocupação de leitos também acompanhou a evolução e os picos da primeira e segunda onda da doença em Ribeirão Preto. No momento, tanto a oferta de leitos quanto a lotação estão acima da que foi vista na primeira onda, em julho de 2021.

Leia mais:

Lockdown não será prorrogado em Ribeirão Preto
 


Imagem: Revide

Compartilhar: