Instituto Butantan encontra 36 variantes em circulação no Estado de São Paulo
Apesar do aumento do número de variantes, foi constatada uma redução da incidência de casos de coronavírus no Estado

Instituto Butantan encontra 36 variantes em circulação no Estado de São Paulo

Segundo informações do boletim epidemiológico da Rede de Alerta das Variantes, foram detectadas quatro novas linhagens da Delta

De acordo com o boletim epidemiológico da Rede de Alerta das Variantes, emitido pelo Instituto Butantan, na última segunda-feira, 30, existem 36 variantes circulando no Estado de São Paulo, sendo que três delas foram identificadas pela primeira vez.

Ainda segundo o boletim, foram detectadas quatro novas linhagens da variante Delta. As variantes identificadas pela primeira vez são a B.1.1621.1, conhecida como Copa América; a B.1.540; e a AY.3. Os dados obtidos até dia 14 de agosto registraram um, cinco e três casos respectivamente.

A presença dessas novas mutações do coronavírus preocupa os especialistas especialmente pela taxa de transmissão do vírus de algumas cepas, considerando que a variante Delta foi responsável pelo aumento de casos no Reino Unido.

Sandra Vessoni, diretora do Centro de Desenvolvimento Científico do Butantan, afirma que apesar dos novos registros, a variante Gama ainda é a mais presente no estado, correspondendo a 85,34% dos casos, seguidos pela Delta com 3,68%.

Delta

Mesmo não representando a maior fonte de casos, a mutação dessa cepa a torna altamente contagiosa. Ela foi identificada em 13 das 17 divisões regionais de saúde, incluindo Ribeirão Preto.

“Essa mutação que permite ela ser mais contagiosa se dá na proteína S, ou Spike, a parte com a qual se liga às células humanas”, explicou Domingos Alves, físico e pesquisador na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP).

Sandra Vessoni destacou também a importância do monitoramento da variante Delta. "Nós entendemos que juntar essas informações é necessário para que a gente consolide a importância da inserção da Delta dentro do Estado de São Paulo. O que significaria essa inserção em relação ao aumento de internações e uso de leitos", falou.

Apesar do aumento do número de variantes, o Instituto Butantan constatou a redução da incidência de casos de coronavírus no Estado, visto que 14 divisões regionais de saúde apresentaram números menores de infecções se comparados à semana anterior. Outras 3 divisões registraram estabilidade nos casos.

Leia mais:

Médicos respondem dúvidas de leitores sobre a variante Delta em Ribeirão Preto

Prefeitura de Ribeirão Preto emite alerta sobre variante Delta

Variante Delta é duas vezes mais transmissível que coronavírus original


Foto: Freepik (Ilustrativa)

Compartilhar: