Limeira confirma primeiro caso da variante Ômicron

Limeira confirma primeiro caso da variante Ômicron

Município a 180km de Ribeirão Preto, confirmou nesta segunda-feira, 13, caso da nova variante

O município de Limeira, a 180km de Ribeirão Preto, confirmou o primeiro caso da variante Ômicron, nesta segunda-feira, 13. A Secretaria de Saúde de Limeira foi comunicada pela Secretaria Estadual da Saúde sobre a confirmação de um caso da variante.

Trata-se de uma mulher, de 40 anos, que já estava sendo acompanhada pelo município quando chegou ao Brasil em 1º de dezembro, após passagem pela África do Sul. O município encaminhou os exames dela ao Instituto Adolfo Lutz para sequenciamento genético. A paciente está bem e cumpre isolamento em casa com a família.

Segundo a pasta do município, a orientação quanto ao isolamento é de 14 dias, que se encerram  nesta terça-feira, 14. Na sequência, toda a família passará por novos exames de PCR e, caso o resultado seja negativo, eles serão liberados do isolamento.

A Secretaria de Saúde do município destaca, ainda, que trabalha de forma a garantir o sigilo clínico da paciente e, por uma questão ética, quando recebe o resultado, o protocolo é informar a paciente e, posteriormente, a população, por se tratar de informações de interesse público.

"Contudo, estranhamente, a confirmação do caso da limeirense foi informada pelo Estado, primeiramente, aos meios de comunicação de forma direta, sem priorizar a informação à paciente ou ao município", declarou a nota da Prefeitura de Limeira. 

O diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari explicou que não há novos casos suspeitos da variante em Limeira e que há um protocolo para que o município seja informado, caso moradores de Limeira desembarquem no Brasil após passagem pela África do Sul, onde há transmissão sustentada. “Esse é o protocolo que as companhias aéreas, a Anvisa e a Secretaria Estadual da Saúde devem seguir”, afirma.

Leia mais:

O que se sabe sobre a variante Ômicron


Imagem: Revide

Compartilhar: