Nova campanha de conscientização sobre a Covid-19 é lançada em Ribeirão Preto

Nova campanha de conscientização sobre a Covid-19 é lançada em Ribeirão Preto

Acirp, Sincovarp e CDL começam mais uma fase de campanhas, um dos temas é “Se você não colaborar, não adianta reclamar”

Uma campanha lançada nesta semana por entidades de classe de Ribeirão Preto é a nova tentativa de conscientizar a população sobre os cuidados contra a Covid-19.

O Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que desde julho de 2020 trabalham em campanha para conscientizar lojistas e consumidores, faz parte do movimento com a ação “Se você não colaborar, não adianta reclamar”.

O objetivo da campanha é reforçar sobre a importância das medidas sanitárias e de controle, além de lembrar sobre o uso de máscara, álcool em gel e do distanciamento social, evitando a maior disseminação do coronavírus.

As informações sobre esse assunto serão disseminadas por meio de portais, redes sociais, carro de som, outdoors e emissoras de rádio.

Além do Sincovarp, a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) também apoia a conscientização com a campanha intitulada  " Ribeirão Preto contra a Covid-19". A associação disponibilizou informações sobre os cuidados que devem ser mantidos, em seu site e nas redes sociais.

“É nosso dever, enquanto entidade representativa, unir esforços para combater a disseminação do vírus a fim de preservar vidas, em primeiro lugar, e permitir que as empresas possam manter seus funcionários e continuar gerando emprego e renda no município. A Acirp convoca toda a população a se unir e colaborar com esta corrente”, conclama o presidente da Acirp, Dorival Balbino.

Além das entidades de classe, shoppings também são apoiadores do movimento, sugerido pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB). O chefe do Executivo estendeu a urgência dos cuidados com o coronavírus em reunião realizada na manhã desta terça-feira, 9, com representantes da saúde, comércio, Legislativo e Ministério Público. A Prefeitura estima que cerca de 80% dos segmentos comércio e serviços estiveram representados no encontro.

O Shopping Iguatemi também declarou apoio ao movimento e se uniu a grandes empresas e órgãos públicos do município. "O momento é delicado e precisamos unir esforços para evitar mais contaminação. Vamos apoiar esta campanha e ajudar a prevenir a Covid-19 na cidade, formando essa rede de informação e conscientização. Com a diminuição significativa dos casos da doença, o município poderá seguir com a sua retomada segura", comenta Felipe Barbosa, gerente geral do Iguatemi Ribeirão Preto.

Os empreendimentos Multiplan RibeirãoShopping e ShoppingSantaÚrsula também vão apoiar a ação, reforçar a comunicação aos clientes. "Não só nos canais do RibeirãoShopping e ShoppingSantaÚrsula, como totens e mídias sociais, mas também iremos participar de uma campanha em toda a cidade, com a divulgação em outdoors e outros meios de comunicação” realça o vice-presidente Institucional da Multiplan, Vander Giordano.  

Informações e esclarecimentos, o contato pode ser feito pela Central de Relacionamento com o Lojista, de segunda à sexta, das 8h até as 18h, através dos telefones (16) 3625.6924 e (16) 99963.3105 WhatsApp.

Medidas rígidas

Durante coletiva realizada na terça-feira, 9, o prefeito pediu cooperação da população no combate à pandemia e advertiu que, caso Ribeirão Preto atinja índices elevados de ocupação de leitos, será necessário decretar medidas mais rígidas, como as da fase vermelha, do Plano São Paulo.

"Se nós tivermos complicações no número de internações em leitos de UTI Covid, e superar os 80% na nossa DRS [Diretoria Regional de Saúde], certamente, não vou esperar nem o Plano São Paulo levar a cidade para o vermelho, porque eu mesmo, como prefeito, vou levar a cidade para o vermelho. Porque não vou, em hipótese alguma, deixar alguém sem internação. Até porque, isso não aconteceu na nossa cidade, e não acontecerá", declarou Nogueira.

Na última atualização do sistema estadual de contabilização de leitos, a região de Ribeirão Preto atingiu a marca de 75% de ocupação em leitos de UTI. Segundo o Plano São Paulo, a partir de 75% o município entra na Fase Vermelha. Por isso, o município espera pela abertura de 10 novos leitos no Hospital das Clínicas (HC), até sexta-feira, 11. Já a plataforma LeitosCovid.org, utilizada pelo governo municipal e atualizada em tempo real, aponta para uma ocupação de 72%.


Foto: Pixabay (foto ilustrativa)

Compartilhar: