RP deve imunizar 150 mil pessoas na primeira etapa da vacinação contra a Covid

RP deve imunizar 150 mil pessoas na primeira etapa da vacinação contra a Covid

Prefeito Duarte Nogueira (PSDB) informou nesta quinta-feira, 10, que município também oferecerá o imunizante por drive-thru

A Prefeitura de Ribeirão Preto espera vacinar cerca de 150 mil durante a primeira etapa da campanha de imunização contra a Covid-19. O anuncio foi feito nesta quinta-feira, 10, pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB), após visita à Central de Vacinas, no Jardim Antártica, Zona Oeste da cidade.

A visita do prefeito ocorre após o Executivo informar que o município deverá receber cerca de 760 mil agulhas e seringas do governo estadual. "É o que a gente espera daquilo que já foi comunicado para as nossas estruturas de vigilância epidemiológica por parte dos órgãos estaduais", declarou Nogueira. Ainda não foi informada a data para a entrega dos equipamentos.

O cronograma irá priorizar os profissionais da Saúde, depois idosos acima dos 80 anos, na sequência os com mais de 70 e por fim, os que possuem mais de 60 anos.

Para a campanha, o município conta com 37 salas de vacinação, além de receber o apoio das escolas da rede municipal de ensino e o sistema de vacinação por drive-thru, já utilizado na vacinação contra a gripe. A estrutura que foi montada na Avenida Maurilio Biaggi e na esplanada do Theatro Dom Pedro II contribui para que o idoso não precise sair do automóvel para receber o imunizante.

Nogueira também anunciou que a Prefeitura deverá adquirir novos freezers, caixas térmicas e geradores para manter os medicamentos na temperatura adequada. Contudo, vacinas como a da Pfizer, que precisam ser resfriadas a -70ºC não deverão ser utilizadas, devido as dificuldades para o armazenamento.

"Para mim não interessa o nome, a marca nem a nacionalidade da vacina. O que nós precisamos é vacinar a população de Ribeirão Preto e de todas as cidades brasileiras o mais rápido possível para evitar mais sofrimento, mais mortes e evitar essa insegurança e incerteza que é uma eventual segunda ou terceira onda", concluiu o chefe do Executivo.

Coronavac

Testada também em Ribeirão Preto, a Coronavac, do Instituto Butantam em parceria com a Sinovac, está em fase final de pesquisa e deve ter os resultados de eficácia divulgados nos próximos dias. Segundo o calendário do governo estadual, a aplicação começa no dia 25 de janeiro, com a aprovação da Anvisa.

Anvisa

Também nesta quinta-feira, a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma resolução que “abre possibilidade aos laboratórios de solicitarem autorização para uso emergencial, em caráter experimental, de vacinas contra Covid 19”.

A decisão, deliberada durante a 11ª Reunião da Diretoria Colegiada, oficializa o pedido de uso emergencial de vacina anunciado no dia 2 de dezembro pela própria Anvisa. Segundo a agência, nenhum laboratório solicitou, até o momento, o uso mesmo após a Anvisa ter publicado um guia com os requisitos para esse pedido.

Leia mais:

Anvisa autoriza uso emergencial e temporário de vacina contra Covid-19

Covid-19: Reino Unido inicia hoje plano de vacinação


 


Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)

Compartilhar: