Ribeirão Preto anuncia ampliação de distanciamento social até o dia 10 de maio

Ribeirão Preto anuncia ampliação de distanciamento social até o dia 10 de maio

Decretos vão orientar sobre novas regras para a retomada do funcionamento a partir do dia 11; confira por setores

A Prefeitura de Ribeirão Preto decidiu seguir a decisão do Governo do Estado de São Paulo e ampliar o período de quarentena por conta do novo coronavírus –que por decreto municipal terminaria nesta segunda-feira, 27– até o dia 10 de maio. Assim, até lá, seguem proibidos de funcionar estabelecimentos de comércio e serviços considerados não essenciais. Mas, ainda segundo a prefeitura,  esse grupo foi ampliado e, agora, inclui também estabelecimentos como clínicas de estética e salões de beleza e barbearias.

Serão publicados, ainda nesta segunda-feira, 27, no Diário Oficial, decretos estabelecendo as novas medidas e as regras de adequação ao retorno das atividades no município, a partir do dia 11 de maio. 

Regras para setores

A partir desta terça-feira, 28, podem funcionar, segundo o prefeito: clínicas médicas, laboratórios de análises clínicas, clínicas de fisioterapia, de psicologia, de vacinação, clinicas veterinárias, farmácias e óticas; empresas de segurança privada; supermercados, feiras livres, serviços de entrega em bares, restaurantes, lojas de conveniência, sem permissão para consumo nesses locais; postos de combustíveis, armazéns e lava rápidos; bancos, com controle de acesso; indústrias em geral, sem comércio presencial; serviços autorizados de manutenção, conserto da construção civil, oficinas de costura, lojas de aviamento, vendas de tecidos, servidos de entrega de transporte de mercadoria; clínicas de estética, barbeiros, cabeleireiros e similares.

Lojas do comércio de rua poderão voltar a atender a partir do dia 11, mas seguindo diversas regras. "Será permitido, em caráter facultativo, de segunda a sexta-feira, o comércio com área de venda igual ou inferior a 800 metros quadrados, sem ser shopping e que possuem ventilação natural", anunciou o Prefeito Duarte Nogueira (PSDB).

Já os shoppings poderão abrir as portas somente a partir do dia 25 de maio, "de forma parcial e regrada", segundo o prefeito, de segunda a sexta-feira, e com verificação de temperatura de clientes e funcionários. 

Já os bares só poderão voltar a receber clientes a partir do dia 8 de junho, também cumprindo diversas regras. 

Escolas municipais ficam fechadas até o dia 31 de maio, e é recomendado que, no setor privado, a mesma data seja respeitada.

A coletiva foi realizada na sede da prefeitura nesta segunda. 

Leia mais:

Ribeirão Preto já registra 253 casos de Covid-19, diz Secretaria da Saúde

Em sete dias, número de casos de coronavírus cresce 23,5% em Ribeirão Preto

Secretaria Municipal de Saúde tem 514 profissionais afastados em Ribeirão Preto

Pacientes com Covid-19 ocupam 16% dos leitos de UTI em Ribeirão Preto

Prefeitura de Ribeirão prorroga fechamento de parques e realização de eventos

Ministério Público e Câmara vão investigar contratação de ambulâncias em Ribeirão

Câmara derruba multa para quem não usar máscaras em Ribeirão Preto


Foto: Paulo Apolinário

Compartilhar: