Ribeirão Preto passará para Fase Amarela do Plano SP nesse sábado, 8, diz prefeitura
Antecipação da nova fase da região de Ribeirão Preto foi feia pelo prefeito e secretário da saúde nesta quinta-feira, 6

Ribeirão Preto passará para Fase Amarela do Plano SP nesse sábado, 8, diz prefeitura

Será permitido abertura de lojas, academias, serviços de beleza, bares e restaurantes, respeitando horários e critérios sanitários

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), disse que Ribeirão Preto passará para a Fase Amarela do Plano São Paulo a partir deste sábado, 8. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 6.

Oficialmente, a divulgação das novas fases será feita nessa sexta-feira, 7, pelo Governo do Estado de São Paulo. Segundo o prefeito, os decretos municipais que irão regular a nova Fase já estão prontos e serão publicados também na sexta-feira.

Durante a coletiva, Nogueira declarou que já recebeu a informação do governo estadual sobre a evolução da Direção Regional de Saúde (DRS) XIII, que contempla Ribeirão Preto e outros 25 municípios. "Eu sou uma pessoa de extrema convicção, mas também sou muito cuidadoso. Então, não falaria se eu não tivesse a informação", garantiu o prefeito. 

"Dos cinco critérios avaliados pelo Comitê Estadual, a região de Ribeirão Preto já está na Fase Verde para Leitos Covid para cada 100 mil habitantes e Ocupação de Leitos. Já nos critérios Variação de casos; Variação de internações e Variação de óbitos estamos na Fase Amarela", acrescentou. 

Contudo, a reabertura do comércio no sábado partiu de uma determinação da Prefeitura e não do governo Estadual. Desde o início do Plano São Paulo, o governo estadual tem  determinado as regras na sexta-feira e os municípios as aplicam a partir da segunda-feira seguinte. Por meio de nota, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo não confirmou, porém, também não descartou a possibilidade da reabertura do comércio no sábado por Ribeirão Preto.  

"As regiões só avançam para uma fase mais branda se apresentarem melhora nos indicadores de saúde e contágio, de acordo com os critérios do Centro de Contingência do Coronavírus. O Governo do Estado recomenda aos municípios que sigam as determinações do Plano SP", informou.

Já o prefeito afirmou que a decisão foi tomada pelo Executivo municipal em concordância com setores da Saúde, comércio e o Ministério Público (MP). "Essa é uma decisão que a cidade de Ribeirão Preto já tomou. Eu ouvi o segmento técnico, o Grupo de Transição e Retomada e dando ciência ao Ministério Público", disse Nogueira. 

Como fica

Todos os estabelecimentos poderão funcionar somente de segunda-feira a sábado. Sobre bares e restaurantes, o funcionamento noturno só será liberado após o município permanecer 14 dias na Fase Amarela. As academias poderão escolher o período de funcionamento, desde que respeitem as oito horas diárias e fixem aviso sobre o horário limitado de funcionamento na porta. Já os parques municipais serão reabertos no dia 17 de agosto, das 6h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Todos os estabelecimentos precisarão respeitar regras de limite de público e distanciamento social entre os clientes, assim como o uso obrigatório de máscaras. 

Shoppings: 12h às 20h, de segunda a sábado com 40% da lotação;

Comércio: 9h às 17h, de segunda à sábado com 40% da lotação;

Bares e restaurantes: 11h às 17h, de segunda a sábado com 40% da lotação;

Salões de beleza e similares: 9h às 17h, de segunda a sábado;

Academias: Poderão funcionar por até 8 horas por dia, com 30% da lotação e sem atividades físicas em grupo.

Originalmente, os estabelecimentos poderiam funcionar por 6 horas, apenas. Porém, durante a coletiva, Nogueira garantiu que o MP o governo estadual estão cientes da reabertura com esse horário. Segundo o secretário municipal de Saúde, Sandro Scarpelini, a ampliação do horário de funcionamento foi determinada para que não seja "repetido o erro" da abertura feita no início de junho. 

"A impressão que a gente tem, é que quanto mais a gente restringe e diminui os horários [de funcionamento], mais a população tem a ânsia de frequentar aqueles lugares. A ideia é que a gente fique com duas horas a mais para dar mais chances para as pessoas irem nos melhores para si e não numa corrida com um horário pequeno", explicou Scarpelini. 

*Matéria atualizada às 19h26 de quinta-feira, 6 de agosto.


Foto: Paulo Apolinário

Compartilhar: