
Ribeirão Preto registra mais nove casos confirmados de coronavírus
Cidade já soma 330 casos confirmados e oito óbitos até esta quinta-feira, 7
Ribeirão Preto registrou, nesta quinta-feira, 7, mais nove casos confirmados do novo coronavírus. Segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, a cidade já conta com 330 casos confirmados, oito óbitos, 1.715 casos notificados e 931 descartados.
Os números de Síndrome Respiratória Aguda grave também apresentam crescimento constante na cidade. Já são 477 até o momento.
Ainda segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, Ribeirão Preto possui 77% dos leitos disponíveis. Até esta quinta-feira, são 32 pacientes em leitos de Centro de Terapia Intensiva (CTI), de um total de 100 leitos. E 31 pacientes em enfermarias, em total de 180 leitos.
Em todo o Estado de São Paulo já são 37.853 casos confirmados e 3.045 mortes. No Brasil, 8.609 pessoas já morreram em decorrência do vírus e 128 mil foram contaminadas.
Leia mais:
Entenda porque não são divulgados números de curados da Covid-19 em Ribeirão Preto
Cenário maior
Segundo pesquisa desenvolvida pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Prefeitura de Ribeirão Preto, cerca de 8,3 mil pessoas já tiveram contato com o vírus na cidade. A maioria delas, não apresentou sintomas da doença.
Para realizar a pesquisa, os cientistas sortearam as 709 residências em todo município para a realização do experimento. Sendo: 117 no Centro, 184 na Zona Leste, 129 na Zona Norte, 184 na Zona Oeste e 95 na Zona Sul. Foram colhidos a secreção nasal, que constatava a existência do vírus no momento, e um exame de sangue para a amostragem de anticorpos, ou seja, revelava se a pessoa já havia contraído o vírus.
Das 709 pessoas testadas, 11 testaram positivo. Sendo 10 pelo exame de sangue, ou seja, já haviam contraído a doença e se curado, e uma pessoa pelo exame de secreção nasal. Nesse último caso, toda a família foi orientada a permanecer em isolamento social e o paciente segue em observação.
Com base nessa amostragem, os especialistas estimaram que 1,2% da população ribeirãopretana teve contato com o vírus, o que representa cerca de 8,3 mil pessoas.
Leia mais:
"Não está garantida nenhuma abertura a partir do dia 11", diz secretário de Saúde
Biólogo Átila Iamarino cita estudo realizado pela USP de Ribeirão Preto durante live
Imagem: Revide