Shoppings de Ribeirão Preto poderão abrir aos domingos

Shoppings de Ribeirão Preto poderão abrir aos domingos

Alterações no decreto municipal foram anunciadas pela prefeitura, nesta sexta-feira, 21

Os shoppings de Ribeirão Preto poderão voltar a abrir aos domingos, segundo informou a prefeitura em coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 21, sobre as alterações no decreto com as regras para a Fase Amarela do Plano São Paulo na cidade. A região de Ribeirão, da DRS XIII, permaneceu na Fase Amarela da retomada e, já a partir desta sexta, os bares e restaurantes ficam autorizados a funcionar à noite, até 22h.

Segundo informou o prefeito Duarte Nogueira (PSDB), os shoppings da cidade também estão autorizados a abrir aos domingos, a partir deste final de semana. O horário autorizado para a abertura dos shoppings segue das 12h às 20h.

Já os bares e restaurantes podem ficar abertos até 22h, mas, precisam respeitar o limite de 8 horas diárias de funcionamento. Ou seja, o horário de abertura poderá ser fracionado durante todo o dia, desde que não ultrapasse oito horas e nem exceda até depois das 22h.

Também é obrigatório que os estabelecimentos coloquem na entrada esclarecimentos e informações sobre qual será o horário de funcionamento. Os locais também só podem operar com até 40% de sua capacidade de clientes.

Segundo Nogueira, a fiscalização continuará sendo feito pelas oito equipes multidisciplinares do governo municipal, além de atenderem a denúncias da população. O munícipe pode ligar no SAM (Serviço de Atendimento ao Munícipe) pelo 156, de segunda à sexta-feira das 7 às 19 horas, e no 153 da GCM que funciona por 24 horas.

O secretário adjunto da Casa Civil, Antônio Daas Abboud, acrescentou que, além das equipes de fiscalização, o município tem recebido o apoio da  Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel)."Eles têm nos auxiliado muito. Fizeram grupos com proprietário e estão indo até os bares onde existe a desobediência ao decreto e conversando. O que nós mais temos pedido é que fosse coibido o serviço de pessoas em pé. E eles têm feito isso. É permitido o consumo sentado, com 40% de lotação, sem rodinha e sem aglomeração", explicou Abboud.

Para o secretário da Saúde, Sandro Scarpelini, os maiores interessados em cumprirem à risca o decreto, são os próprios donos de bares e restaurantes. "O que conseguimos com esses indicadores foi uma conquista dura e todo mundo sabe do sofrimento que foi. Os maiores interessados nisso, para não termos que regredir, são os comerciantes que sofreram durante esse período", comentou Scarpelini.

Transporte coletivo

Segundo o secretário adjunto da Casa Civil, as frotas do transporte coletivo continuarão com o esquema de redução de linhas de acordo com a demanda. Por outro lado, garantiu Abboud, as linhas receberão um reforço já a partir desse domingo, 23, para suprir a demanda do retorno dos shoppings.

No momento, segundo cálculos da Transerp, cerca de 70 mil passageiros utilizam o transporte coletivo por dia em Ribeirão Preto. E, ainda segundo a empresa, a lotação média dos coletivos é de 60%. 

Esportes

O decreto estadual que regulamenta a Fase Amarela do Plano São Paulo autorizou o retorno de competições esportivas como a fase final do Campeonato Paulista e jogos do Campeonato Brasileiro. Por outro lado, segundo Abboud, apenas as competições oficiais estão autorizadas. "Em nenhum momento está liberado o esporte coletivo de recreação. Todos estão proibidos. Não pode funcionar quadra de esportes coletivos, nem futebol, nem basquete. Nenhum tipo de esporte coletivo de recreação pode funcionar"

Casos

No boletim desta sexta-feira, 21, Ribeirão Preto registra 19.776 casos confirmados de Covid-19, com 229 registros em 24 horas, e 522 óbitos, com quatro mortes registradas no boletim de hoje. 


Foto: Paulo Apolinário

Compartilhar: