Supera Parque apresenta prestação de contas do projeto Supera Ação
A capacidade operacional permite a leitura de até 120 testes diários e a emissão de resultados em até 72 horas

Supera Parque apresenta prestação de contas do projeto Supera Ação

O objetivo é esclarecer como estão sendo aplicados os recursos arrecadados até o momento para a realização dos testes de Covid-19

O projeto Supera Ação – iniciativa sem fins lucrativos que já realizou mais de 1,4 mil testes do Covid-19 em Ribeirão Preto – arrecadou, até o momento, R$ 850,4 mil, dos quais, aproximadamente, R$ 385 mil já foram investidos para a compra de equipamentos de segurança, de reagentes e de outros insumos necessários para testagem.

Os dados integram a prestação de contas disponibilizada pelo Supera Parque de Inovação e Tecnologia, de Ribeirão Preto, um dos organizadores do projeto. “A prestação de contas está disponível no site do Supera Parque e tem como objetivo dar transparência a todas as ações realizadas no âmbito do projeto. Uma vez que contamos com o apoio de diversas entidades, é importante mostrar como os valores foram arrecadados e onde estão sendo aplicados”, explica Saulo Rodrigues, gerente da Supera Incubadora de Empresas e coordenador do projeto.

Além de doações de pessoas físicas e jurídicas, o Supera Ação recebeu recursos por meio de depósitos judiciais e de repasses da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, feitos diretamente na conta bancária da Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde (Fipase), entidade gestora do Parque Tecnológico e da plataforma Catarse. Também foram doados recursos materiais, que incluem insumos para os testes e itens alimentícios para as equipes de voluntários. A listagem de doadores, respectivas doações, e a listagem de todo o material adquirido com recursos estão disponíveis no site e são atualizados conforme a evolução do projeto: https://superaparque.com.br/sites/supera-acao-covid-19/covid-19-doacoes-gastos-materiais.

Testes realizados

O site também disponibiliza a prestação de contas dos testes realizados. De acordo com a publicação, entre os dias 18 de abril a 21 de maio, foram feitos 1.535 testes, sendo 77,98% negativos e 21,56% positivos. Resultados inconclusivos equivalem a 0,46%. Os dados integram o boletim epidemiológico diário de Ribeirão Preto, composto, ainda, pelos resultados de outros laboratórios da rede de saúde pública e privada da cidade, e são atualizados a cada 12 horas. O dashboard mostra tanto os resultados acumulados, quanto os testes realizados dia a dia.

Iniciativa

O Supera Ação nasceu da união de 18 startups e da disposição de mais de 100 pesquisadores voluntários que decidiram doar o conhecimento e mão de obra para apoiar o sistema de saúde regional de Ribeirão Preto. A partir de convênio com a Secretaria Municipal da Saúde e parceria com o Laboratório Municipal de Citologia e Patologia Clínica, o projeto foi credenciado pelo Instituto Adolfo Lutz, o que o torna apto a realizar o exame molecular do coronavírus – recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. A capacidade operacional permite a leitura de até 120 testes diários e a emissão de resultados em até 72 horas, dando agilidade ao atendimento dos pacientes.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: