Trabalho na pandemia: Cultura passa por transformação para se adaptar

Trabalho na pandemia: Cultura passa por transformação para se adaptar

Lives são caminho para profissionais da área continuarem com apresentações

A cultura foi um dos setores mais afetados pela pandemia. Como alternativa, as lives ganharam espaço e se tornaram o caminho para profissionais da áreas continuarem com apresentações.

O humorista Roberto Edson teve shows cancelados e adiados por conta da Covid-19. Ele precisou criar estratégias para continuar com o trabalho.

“Fomos nos dar conta da atual situação no dia 18 de março, pois ainda tínhamos uma esperança de que tudo poderia ser reversível. Mas, infelizmente, não foi. Em questão de horas foram cancelados e adiados todos os shows dos meses de março, abril e maio. Após tentativas frustradas em conseguir os 50% dos contratos, tínhamos duas opções: olhar para o céu e chorar ou tomarmos providências. Foi aí que eu e minha esposa [Érica Pupin] começamos a procurar soluções. E, após uma longa conversa, ela teve a ideia de subir para as redes sociais um show de que tínhamos feito em 2014, no Teatro Santarosa em Ribeirão Preto: o Acunticido”, explica o humorista.

Para o humorista, essas mudanças não foram fáceis de serem colocadas em prática, mas com a ajuda da tecnologia, apesar do momento, está tudo correndo bem. “Não foram nem estão sendo nada fáceis essas decisões, porém fomos tendo atitudes dia a dia, conforme fomos percebendo o cenário externo, a reação das pessoas.  O primeiro show “Acunticido” foi exibido no mesmo dia (18/03) com o objetivo de entreter as pessoas que estavam em isolamento social. Nos dias seguintes subimos paras as redes sociais trechos do meu stand up Minha Vida é Uma Piada”, conta o artista.

Após liberar os shows on-line, o humorista e a esposa lembraram que possuíam um link de pagamento e que nele havia a opção para recebimento de doações. “E assim criamos o https://bit.ly/Couver_Virtual_RobertoEdson para que assim pudéssemos ter alguma receita. Como essas ideias, foram nascendo outras, projetos, lives, shows e estamos enfrentando esse momento com suporte da internet e tentando levar um pouco de humor e descontração para quem está em casa. Na verdade, é um momento difícil para todos. Então, procuramos reinventar nossa rotina e até nossas vidas, para ajudar quem está em casa ou quem está passando dificuldades como nós, a enfrentar com mais força e coragem”, explica. Para se adaptar aos novos moldes, o humorista diz que sua esposa adaptou um estúdio em casa e outro na área externa, embaixo de uma pitangueira.

Segundo o humorista, as iniciativas têm apresentado resultados satisfatórios, “ainda mais se pensarmos que eu não teria receita nenhuma durante a pandemia”, afirma. Para o futuro, Edson tem novos projetos. “Hoje, nosso próximo projeto é realizar um produto para as empresas onde elas possam treinar seus funcionários e, ao mesmo tempo levar humor e descontração, melhorando o ambiente de trabalho em home office”, finaliza.


Foto: fancycrave1 por Pixabay

Compartilhar: