Trabalho na pandemia: Home office é principal alternativa para empresas

Trabalho na pandemia: Home office é principal alternativa para empresas

Veja como ficou a rotina de um escritório de advocacia de Ribeirão Preto com o isolamento social

Evandro Grili, sócio e diretor-executivo do Escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, também precisou se reformular para continuar com os atendimentos ao público. Após o início da quarentena, a empresa começou a cumprir as medidas dos decretos. “Procuramos, imediatamente, cumprir as determinações das autoridades públicas de saúde e migramos toda nossa equipe para home office, em todas as nossas 11 sedes no Brasil e em Portugal. A saúde das pessoas, pra nós, vem sempre em primeiro lugar”, afirma Grili.

LEIA MAIS:
Pandemia transformou o trabalho e a rotina de profissionais em Ribeirão Preto

Segundo Grili, a decisão de se adaptar ao momento foi tranquila de ser tomada. “Estávamos totalmente preparados do ponto de vista tecnológico: arquivos, dados e e-mails já estavam na nuvem, já contávamos com um sistema de videoconferência que funciona muito bem e que nos permite conexão remota com equipes e clientes. Foi automático. Fomos para casa com pleno acesso a todo o nosso acervo de dados, com segurança, criptografia etc. Encerramos o dia no escritório numa sexta-feira e amanhecemos trabalhando de casa na segunda”.

Para o sócio e diretor-executivo, o maior desafio que tem enfrentado é a distância entre as equipes. “Nos reinventamos para não perder a conexão que é fundamental para o trabalho em equipe. Contatos diário por vídeo, treinamentos on’-line, reuniões para apresentação de resultados. Inventamos até um programa que chamamos de #SextouNaQuarentena em que, todas as sextas, toda semana, algum artista, DJ ou mesmo a equipe se conecta por meio de uma live nas redes sociais com foco 100% em entretenimento. Temos permanecido conectados”, explica.

Mesmo em home office, Grili diz que toda a equipe tem trabalhado muito e o ritmo foi mantido. “Crises sempre trazem insegurança jurídica, dúvidas, conflitos e a demanda por serviços jurídicos aumenta. A produtividade de todos em casa está excelente. Nesse quesito, estamos todos nós nos superando e mantendo o ritmo de trabalho”.

De acordo com Grili, para o futuro, o plano é compreender o mundo que vai renascer da pandemia. “Parece que vai ser um mundo ainda mais online, com conexões por vídeo com mais intensidade, menos locomoções desnecessárias, atendimentos remotos. Até o Judiciário já está se organizando para audiências online, sustentações orais online, julgamentos virtuais. Processos como esse que estamos vivendo aceleram mudanças de paradigmas que estavam em gestação e que ainda sofriam alguma resistência. Nessas horas, quando não há alternativa, a gente rompe o preconceito e adere a algumas práticas que não eram tão aceitas e difundidas anteriormente. Vamos sair melhores e mais ágeis de todo esse processo. Temos essa convicção dentro do Escritório”, finaliza.


Foto: StartupStockPhotos por Pixabay e Divulgação

Compartilhar: