USP Ribeirão promove curso sobre cuidados com o coronavírus na retomada de atividades
Curso da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de USP Ribeirão já qualificou cerca de mil participantes

USP Ribeirão promove curso sobre cuidados com o coronavírus na retomada de atividades

Qualificação gratuita e on-line da Faculdade de Ciências Farmacêuticas também é aberta a toda população

Estão abertas as inscrições, até o dia 4 de outubro, para a terceira edição do curso on-line "Retomada gradual das atividades presenciais: o que devemos saber sobre a Covid-19", promovido pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP. Obrigatória para a comunidade universitária (funcionários, alunos, pesquisadores e docentes) da FCFRP, qualificação também é aberta para toda a população interessada em aprender mais sobre coronavírus.

O objetivo do curso on-line, que será realizado entre os dias 6 e 13 de outubro, é padronizar protocolos de comportamento para que quando o retorno às atividades presenciais for possível, seja feito de maneira segura. Por conta disso, serão abordados temas como conceitos gerais sobre a Covid-19, fake news e desinformação, além de cuidados pessoais no local de estudo ou trabalho.

O curso é autoinstrucional, ou seja, não há mediação de tutor e o participante ficará à vontade para navegar nos diferentes conteúdos.Estará disponível em uma plataforma virtual durante 24 horas durante o período do curso e poderá ser acessado conforme a disponibilidade do participante. “O conteúdo apresenta ilustrações, vídeos e imagens, todos cuidadosamente selecionados para trazer informação acessível a todo tipo de público”, enfatizam os organizadores, em entrevista ao Jornal da USP.

Idealizado pela Comissão de Pesquisa, formatado pela Comissão de Cultura e Extensão e preparado pela docente Carolina Aires e pelos estudantes Marina Corbani e Wasim Syed, do Vidya Academics, o curso faz parte de uma atividade educativa prevista pelo Grupo de Trabalho que elabora as ações para o retorno gradual das atividades presenciais, com apoio da Diretoria da unidade. “Esperamos potencializar e multiplicar o conhecimento com informações confiáveis sobre a doença e sua transmissibilidade”, explica coordenadora do curso e professora Carolina Aires, em entrevista ao Jornal da USP. Na FCFRP-USP o curso é compulsório e está sendo utilizado como requisito para retornar às atividades presenciais. 

Qualquer unidade pode adotar essa obrigatoriedade, visto que o curso apresenta conteúdo educativo básico com o objetivo de trazer consciência sobre as novas emergências sanitárias, necessárias para diminuir a transmissibilidade do vírus. Além disso, apenas o participante que obtiver acerto de 70% do conteúdo em um questionário receberá o certificado de conclusão, demonstrando aptidão ao retorno seguro.

Informação com confiabilidade é a principal solução que a FCFRP encontrou para enfrentar a pandemia de coronavírus. Além das atividades no Instagram (@fcfrp) onde professores e alunos produzem matérias e vídeos sobre os principais assuntos relacionados ao vírus, o curso gratuito Retomada gradual das atividades presenciais: o que devemos saber sobre a Covid-19 até o momento atendeu quase mil participantes.

Os interessados devem se inscrever até o dia 4 de outubro, pelo link 

*Com informações do Jornal da USP.


Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)

Compartilhar: