12 monumentos que "desapareceram" de Ribeirão Preto
Bandeirante gigante e homenagem ao General Geisel foram alguns dos monumentos que desapareceram

12 monumentos que "desapareceram" de Ribeirão Preto

Lista atualizada de monumentos da cidade foi divulgada na segunda-feira, 23

Nesta semana, a Prefeitura de Ribeirão Preto promoveu a 14ª Jornada do Patrimônio Cultural, no Auditório Meira Júnior, do Theatro Pedro II. O encontro, que foi realizado na segunda-feira, 23, teve como objetivo debater a responsabilidade do poder público junto aos bens culturais e a apresentar diretrizes que contribuam nas ações de proteção e preservação desses patrimônios.

Também foi feito no evento, o lançamento do Guia dos Monumentos em Lugares Públicos de Ribeirão Preto 2019. O documento pode ser acessado por meio do portal da Secretaria da Cultura, neste link.

Com base nesse levantamento, é possível conferir a situação de preservação de diversos monumentos da cidade. Inclusive, os que estão "desparecidos". Abaixo, o Portal Revide listou 12 monumentos que não podem mais ser vistos pela cidade.

1. Curupira

Apesar de existirem outras estatuas semelhantes espalhadas por Ribeirão Preto, essa ficava no Bosque Municipal Fábio Barreto. Após sua transferência para a Casa da Cultura, em 1974, ela foi furtada em meados de 1994. 

2. Placa em homenagem a Francisco Matarazzo

A placa em homenagem ao Conde Francisco Matarazzo, foi instalada na rua de mesmo nome, em 1952. Além da atual Avenida Costa e Silva, as Indústrias Matarazzo utilizavam a Rua Conde Francisco Matarazzo para o escoamento da produção até a Avenida Saudade. Não se sabe em que momento ela desapareceu.

3. Homenagem aos combatentes na Segunda Guerra Mundial

Um pedestal em homenagem aos combatentes do primeiro grupo de aviação de caça da Força Aérea Brasileira na Segunda Guerra Mundial desapareceu da Praça dos Expedicionários. O último registro fotográfico data de 2007.

4. Busto de Assis Chateaubriand

Um busto em homenagem à Assis Chateaubriand, na Ribeirânia, foi roubado no inicio dos anos 2000.

5. Bandeirante

Um bandeirante com, aproximadamente, cinco metros de altura, inspirada na estátua de Borba Gato, em São Paulo. Ficava na Avenida Costábile Romano. Atualmente, não se sabe o paradeiro do monumento

6. Busto de Cel. Joaquim da Cunha Diniz Junqueira

Busto ficava sobre um pedestal, na Praça XV de Novembro, no Centro de Ribeirão Preto. Foi furtado em março de 2008.

7. "Escultura tridimensional"

Existem poucas informações sobre essa escultura nos registros da Secretaria da Cultura. Apenas que ela ficava na Praça XV de Novembro, em frente ao Pinguim. O último registro fotográfico é de 2000.

8. Homenagem ao General Geisel

Em 1976, o presidente general Ernesto Geisel esteve em Ribeirão Preto para o aniversário de 120 anos da cidade. Na ocasião, foi homenageado pelo prefeito Welson Gasparini com uma placa na Praça XV. O monumento foi retirado na gestão do ex-prefeito Antônio Palocci e não se sabe o paradeiro. 

9. "Revolução de 1964"

Monumento intitulado "Revolução de 1964", em homenagem ao golpe militar do dia 31 de março de 1964. Não há informações precisas sobre a retirada do monumento da Praça XV. Consta que "possivelmente" foi retirada durante a gestão do ex-prefeito Antônio Palocci.

10. Soneto das Rosas

Uma placa contendo um soneto de Rosa Maria de Britto Cosenza, na Praça XV. O objeto sumiu do local entre 2018 e 2019.

11. Mosaicos Praça Carlos Gomes

Oito mosaicos presentes na Praça Carlos Gomes retratavam pontos históricos da cidade. Como o antigo teatro que dá nome à praça, o Mercadão Municipal e a primeira capela de Ribeirão Preto. Nenhum deles foi encontrado novamente.

12. Ao Estudante

Estátua de bronze instalada na Praça Carlos Gomes em 1953. Posteriormente, foi transferido à Praça Barão de Mauá, e retirado por motivos de depredação. Não se sabe onde ela se encontra atualmente.


Fotos: Secretaria da Cultura de Ribeirão Preto

Compartilhar: