Concurso Literário da 20º Feira Internacional do Livro de Ribeirão está com inscrições abertas
As inscrições vão até o dia 31 de março e podem ser feitas pelo site da Fundação

Concurso Literário da 20º Feira Internacional do Livro de Ribeirão está com inscrições abertas

Interessados devem consultar regulamento oficial e se inscrever até 31 de março

Já estão abertas as inscrições para o Concurso Literário da 20ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL), nas duas categorias: Estudantil Regional e Adulto.

As inscrições vão até o dia 31 de março e podem ser feitas pelo site da Fundação (na aba 20º Feira). A cerimônia de premiação será realizada durante a 20ª Feira Internacional do Livro, no dia 31 de maio, um domingo, às 11h, no Auditório Meira Júnior, do Theatro Pedro II.

O concurso pretende atrair novos talentos da escrita e do desenho em diferentes faixas etárias e traz como temática os homenageados desta 20º da FIL: Semíramis Paterno (autora infantojuvenil), Carlos Roberto Ferriani (autor local) e Filomena Elaine Assolini (professora homenageada).

Categorias

A categoria Estudantil Regional, restrita a escolas públicas e privadas da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, divide-se em três modalidades: Desenho, Poema e Conto.

Na modalidade Desenho Infantil poderão participar alunos na faixa etária entre 6 a 10 anos.  O tema é ‘Terra dos Papagaios’, do livro da escritora Semíramis Paterno. 

A modalidade Poema Estudantil, voltada para alunos de 11 a 13 anos, é baseada também na obra de Semíramis Paterno: ‘A cor da vida.’

Na modalidade Conto Infantil podem se inscrever alunos de 14a 17 anos.  O tema é “Escrever é orar sem perseguir a graça”, frase do escritor local, Carlos Roberto Ferriani.

Já a categoria Adulto compreende a modalidade crônica e podem participar pessoas a partir de 18 anos que sejam moradores do Brasil. O tema desta categoria é “O desejo de ensinar e de aprender alicerça a educação estruturada com amor e respeito”, conceito da professora Filomena Elaine Assolini. 

O julgamento dos trabalhos inscritos será realizado por profissionais escolhidos pela Comissão Organizadora e o resultado será divulgado a partir do dia 29 de maio de 2020, no site da Fundação. Mais informações pelo telefone (16) 3911-1050.

O concurso é uma criação da Academia Ribeirãopretana de Letras, com realização da Fundação do Livro e Leitura e apoio da Academia de Letras e Artes, União dos Escritores Independentes, Casa do Poeta e do Escritor, União Brasileira dos Trovadores, Ordem dos Velhos Jornalistas e Proyecto Cultural SUR/Brasil.

20ª FIL

A FIL terá como tema “20 anos depois e agora?" e será realizada de 30 de maio a 7 de junho de 2020. A festa literária vai manter seu formato original com realização compartilhada com diversos parceiros e seleção de homenageados. O autor homenageado será Mia Couto. O autor educação é Edgar Morin; a autora infantojuvenil é Semíramis Paterno; autor local, Carlos Roberto Ferriani, a professora homenageada (local), Elaine Assolini e o patrono Paulo Roberto Oliveira. O grande desafio desta edição de 2020 é que o evento foi transformado em Feira Internacional do Livro e lança daqui para frente coligações com pelo menos um país por edição.


Foto: J.F. Pimenta / Prefeitura de Ribeirão Preto

Compartilhar: