Confira a programação deste sábado, 28, da Feira do Livro de Ribeirão Preto

Confira a programação deste sábado, 28, da Feira do Livro de Ribeirão Preto

Feira recebe a escritora e finalista do prêmio Jabuti, Heloisa Seixas

Neste sábado, a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto recebe a escritora e finalista do prêmio Jabuti, Heloisa Seixas, além da cantora Verônica Ferriani. A programação também conta com debates literários e contação de histórias.

Neste ano, todos os eventos da Feira terão plateia 100% virtual, por conta da pandemia do coronavírus. As atividades podem ser assistidas pelo canal do Youtube da Feira, pelo Instagram ou Facebook.

13h às 14h10
Salão de ideias - Bel Santos Mayer- A literatura como direito humano: utopia?
Educadora que faz da literatura sua arma de revolução social, Bel Santos é uma das criadoras do projeto BibliotecaCaminhos da Leitura, promovendo leitura em espaços que vão de maternidades a cemitérios, e contribuindo com a mudança da realidade de Parelheiros, região com um dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixos de São Paulo.
Gestora da Rede LiteraSampa, formada por bibliotecas comunitárias da periferia da capital, Guarulhos e Mauá, ela criou - com a chegada da pandemia do coronavírus - a ação 4Ps (Pão, Proteção, Poesia e Plantio), que mudou a vida de mais de 1.400 famílias com alimentação, produtos de higiene e máscaras, livros e hortas comunitárias.

14h10 às 14h20
Contação de história: - La Diva Croquete - "A viagem da caixa vermelha"

14h30 às 16h
Mesa de debate: Fabiana Gomes de Assis e Ildney Cavalcanti -"Utopias sonhadas, distopias anunciadas: a ficcionalização dos corpos utópicos e distópicos
As pesquisadoras desenvolverão a questão da ficcionalização dos corpos utópicos e distópicos, baseadas na participação que ambas tiveram no livro “Utopias Sonhadas, Distopias Anunciadas”. Fabiana Gomes de Assis é doutora em
Estudos Literários pela Ufal. Ildney Cavalcanti é professora e pesquisadora do PPGLL, Faculdade de Letras/Ufal, e coordenadora do grupo Literatura & Utopia. Atua nas áreas de crítica feminista, estudos de gênero e estudos queer.

16h às 18h
Clube do Livro: 1984, de Goerge Orwell - Gabriela Pedrão

18h às 19h
Salão de ideias: Carlos Roberto Ferriani - "Palavras que sou"
Autor local homenageado nesta edição da FIL, Carlos Roberto Ferriani é médico e escritor. Membro da ARL, (presidente 18/19), ALARP, UBE, SOBRAMES, APPERJ. O encontro será palco para um diálogo poético-filosófico com frases dos três livros de Carlos Roberto Ferriani.

19h às 19h30
Show musical poemáticas - Verônica Ferriani 
Nesse espetáculo inédito, a cantora e compositora ribeirãopretana faz um tributo à obra do médico e escritor Carlos Roberto Ferriani, seu pai e autor local homenageado pela FIL 2021. O repertório traz canções conhecidas da música brasileira e composições autorais daartista, com temáticas relacionadas aos poemas do autor. Leituras
de trechos da obra do pai também compõem a apresentação. Verônica Ferriani tem três discos lançados e diversas participações em discos coletivos.

19h30 às20h30
Conferência: Heloisa Seixas
A escritora carioca e autora de mais de 20 livros em diferentes gêneros literários (romance, conto,  crônica, além de títulos infantis e juvenis e de não-ficção), Heloisa Seixas também é autora de peças teatrais. Finalista do prêmio Jabuti em duas edições, com as obras “Pente de Vênus” e “O Oitavo Selo”, ela se aventurou no gênero Memórias ao levar o processo da doença de Alzheimer de sua mãe para o livro “O lugar escuro”. “O que teria  contecido se...” é o tema desta Conferência com Heloisa Seixas.


Foto: Divulgação Feira Internacional do Livro

Compartilhar: