Festival Tanabata não será realizado em 2019
Uma nota enviada aos expositores oficializa o cancelamento

Festival Tanabata não será realizado em 2019

Motivo do cancelamento seria a falta de espaço onde a festa é promovida, no Morro do São Bento

O Festival Tanabata não deve ser realizado neste ano, em Ribeirão Preto. O Portal Revide teve acesso a uma nota enviada pela Associação Cultural Japonesa e Associação Nipo-Brasileira de Ribeirão Preto aos expositores do evento, em que o cancelamento do festival é confirmado. Oficialmente, a associação vai se pronunciar nessa quarta-feira, 22.

Segundo as informações apuradas com expositores do Tanabata, o espaço no Morro do São Bento, onde o evento é tradicionalmente realizado, ficou pequeno para as proporções atingidas pelo festival oriental. A expectativa é de que a situação seja corrigida para os próximos anos, segundo a nota enviada aos expositores, que também pede a compreensão de todos. 

Por telefone, Teruo Abe, que faz parte da Associação Nipo-Brasileira de Ribeirão Preto e é um dos organizadores do festival, disse que uma nota oficial sobre o evento será divulgada nessa quarta-feira, 22. Também procurada, a Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura respondeu que, até esta terça-feira, 21, a Secretaria da Cultura não havia sido comunicada oficialmente sobre a não realização do evento.

É a segunda vez em três anos que o Tanabata é cancelado. Em 2016, não houve festival por conta da falta de verba e patrocinadores.  Em 2017, o Festival foi nomeado como patrimônio cultural e imaterial do povo ribeirãopretano. O evento reúne um público de aproximadamente 70 mil pessoas em três dias de realização, no Morro do São Bento. A primeira edição foi promovida em 1993.

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: