Grupo universitário realiza documentário sobre Sócrates
Grupo universitário realiza documentário sobre Sócrates

Grupo universitário realiza documentário sobre Sócrates

A ideia veio de um consenso do grupo para homenagear um dos principais nomes do futebol brasileiro

Um grupo acadêmico do Centro Universitário Barão de Mauá realizou um documentário sobre Sócrates, um dos principais nomes do futebol brasileiro. Segundo Tainá Manna, a ideia veio de um consenso do grupo, pois todos admiram o profissionalismo que o Calcanhar de Ouro teve tanto no esporte, quanto em conquistas na democracia corintiana e em sua vida como médico.

O entrevistado principal do curta é Fernando Kaxassa, que foi um dos principais amigos do Doutor quando era vivo. “Optamos por contar algo sobre a vida dele, pois em uma pesquisa anterior percebemos que muitos dos outros conteúdos feitos até então sobre ele eram só sobre profissionalismo e o gênio que foi dentro do futebol”.

A estudante de Jornalismo diz que o vídeo traz os lados de Sócrates amigo, familiar e suas histórias como médico. “Entrevistamos o Kaxassa e dessa conversa ganhamos várias histórias. Segundo ele, a amizade era forte, pois eles não falavam sobre futebol quando estavam juntos”.

Luiz Bombonato, outro integrante do grupo, fala que a princípio a equipe estava com dificuldade para a escolha do tema. “Os que foram surgindo não eram de total afinidade dos integrantes. Depois de muita conversa nós decidimos fazer sobre o Sócrates, porque é um cara que tem uma história forte na nossa sociedade e que contribuiu muito para o futebol brasileiro. A pesquisa de dados foi feita por meio da internet e de um trabalho acadêmico da faculdade mesmo sobre ele”.

Para ele, a medida em que são levantadas informações sobre o assunto, o encanto é cada vez maior. “Foi um grande ídolo e construiu uma carreira de sucesso no futebol. Foi um cara diferenciado que tinha uma ligação forte com a política, além de ser uma pessoa humilde e que era querida por todos. Não vi o Sócrates jogar, mas pelos relatos que temos durante a pesquisa podemos imaginar a grande figura que ele era”.

Por fim, Marina Oliveira fala que a maioria das pesquisas que envolvem jogadores de futebol são apenas números sobre a carreira. "Mas achamos que era praticamente impossível falar dele sem citar o que ele tinha feito fora dos gramados. Incontestavelmente ele foi um grande jogador, mas, além disso, foi um cara militante, político, social, que se importava com a sociedade e principalmente com os mais pobres”.

O vídeo será apresentado no CineClube Cauim, no Centro de Ribeirão Preto. “Um médico e um atleta que era extremamente profissional, apaixonado por cinema, música e teatro. Então nós conseguimos mostrar um lado do doutor mais humano que incrivelmente saiu de Ribeirão e se tornou ídolo do Corinthians como também do povo brasileiro de modo geral”, finaliza Marina.


Foto: Divulgação

Compartilhar: