Ignácio de Loyola e Duarte Nogueira discutem ações do local ao global
Foto: Fernando Gonzaga

Ignácio de Loyola e Duarte Nogueira discutem ações do local ao global

Bate papo aconteceu na noite desta quinta-feira, 17 de agosto, na Biblioteca Sinhá Junqueira

Admiradores do Prefeito Duarte Nogueira (PSDB) e do escritor Ignácio de Loyola Brandão se reuniram na noite desta quinta-feira, 17 de agosto, para escutar um bate papo dos dois. 



 

O tema central foi “do local ao global”, mas abriu portas para permear por diversos assunto, até mesmo que Loyola questionasse Duarte sobre suas aspirações políticas. “Vou entregar um bom segundo mandato, tentar fazer o sucessor e, aí sim, me preparar para os pleitos majoritários de 2026”, respondeu o prefeito.



 

Durante o bate papo, os dois discutiram a conjuntura do que se fazer localmente para gerar resultados globais, desde políticas públicas até livros que, podem parecer de pouca relevância mas que refletem a história de todos os cantos do mundo.



 

“Cada autor é que sabe o que fazer com a sua literatura. Quanto mais local você fizer, mais universal ela será. Citando aquele médico, Tchekhov, que era também um escritor: ele só escrevia sobre as aldeias russas, que são coisas enfiadas lá atrás… e você lê hoje, as alegrias, os sofrimentos as neuras, as angústias e os sofrimentos e parece que somos nós neste momento. Isso é global, universal, local.”, contou o autor Ignácio de Loyola Brandão.



 

Questionado sobre ações de políticas públicas culturais locais que podem globalizar a literatura, o Prefeito Duarte Nogueira (PSDB) disse que a própria Feira Internacional do Livro é uma forma de fazer isso. “Permitir que todas as tendências, preferências, possam estar presentes para que ninguém se sinta excluído dos investimentos da cultura da cidade. A outra coisa é incentivar, sempre, as manifestações culturais, independente do tema das suas preferências, para que a gente tenha uma cidade cada vez mais diversa. A Feira Internacional do Livro ajuda muito nisso, porque ela recebe não só visitantes locais, como de toda região”, comentou. 

Compartilhar: