Projeto de Revitalização de Bibliotecas Públicas é vencedor do Prêmio Governador do Estado de São Paulo
Dulce Neves, Presidente da Fundação recebendo o prêmio

Projeto de Revitalização de Bibliotecas Públicas é vencedor do Prêmio Governador do Estado de São Paulo

Realizado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, projeto foi o ganhador do prêmio nacional na categoria “Incentivo à Leitura”

Criado em 1950 pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo para premiar os melhores projetos em diversas áreas culturais - como cinema, teatro, música e literatura -, o Prêmio Governador do Estado de São Paulo 2023 aconteceu nesta terça-feira, 12 de dezembro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Entre os finalistas na premiação de 2023, na categoria “Incentivo à Leitura”, foi o projeto de Ribeirão Preto, “Revitalização de Bibliotecas”, fruto da parceria entre a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e Usina Alta Mogiana, através das leis de incentivo fiscal (Proac ICMS e Proac Editais). O projeto foi o vencedor na categoria. No ano passado, a entidade também foi indicada à premiação na categoria “Mostras, Festivais, Mercados e Eventos Culturais”. 



 

O projeto vencedor, de revitalização de bibliotecas, foi concluído em 2022 nas bibliotecas EMEB José Renato Nogueira Ambrósio (São José da Bela Vista), EE Profª Elza Miguel Francisco e Biblioteca Municipal Dr. Carlos de Rezende Enout (em São Joaquim da Barra). As instituições receberam novos mobiliários, comunicação visual, brinquedos educativos, equipamentos e livros novos. O acervo foi renovado de acordo com o perfil de leitores de cada local. No caso da Biblioteca Municipal o sistema de catalogação e atendimento foi modernizado.



 

Para a gerente de gestão de pessoas da Usina Alta Mogiana, Vera Lúcia Martins Guedes, a premiação consolida uma ideia já pensada há muito tempo através da parceria com a Fundação do Livro e Leitura, que já tem 10 anos de duração. “Uma parceria de sucesso, que a cada dia se torna mais importante, pelo alcance que tem entre os jovens, beneficiados pelos projetos. Para nós, um exemplo e um case de sucesso da parceria entre a iniciativa privada e o poder público”, comenta.



 

A presidente da Fundação do Livro e Leitura, Dulce Neves, complementa que parcerias com a iniciativa privada criam um ambiente propício para o enriquecimento cultural da sociedade, proporcionando benefícios que ultrapassam o âmbito artístico. “Vencermos esse prêmio é uma prova de que estamos contribuindo significativamente para essa transformação social através do livro e da leitura”.



 

Ser a vencedora da premiação nesta categoria, é para Dulce Neves, “um reconhecimento tangível do compromisso dedicado e apaixonado pela promoção da leitura”. Para ela, o sentimento de dever cumprido se entrelaça com a alegria de ver um esforço coletivo materializado em uma indicação tão prestigiosa pela cultura nacional. “Esse prêmio é uma celebração da dedicação incansável à causa da leitura e um estímulo para continuar avançando. São parcerias como essa com a Usina Mogiana que vão fazer do mundo um lugar melhor para todos”, complementa.



 

Sobre a Fundação do Livro e Leitura

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e, mais recentemente, propagadora de feiras no interior de São Paulo. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além das feiras, realiza outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura na região, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: