Próximo concerto da USP-Filarmônica será regido por maestro convidado

Próximo concerto da USP-Filarmônica será regido por maestro convidado

Com entrada gratuita, o evento será comandado pelo professor Marcelo Jardim, da UFRJ

A orquestra USP-Filarmônica retomará sua série de concertos no Theatro Pedro II na próxima terça-feira, dia 27, às 20h30, com a regência de Marcelo Jardim, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Na programação, estão três obras consagradas e duas inéditas, uma composta no século XVIII, que será tocada pela primeira vez, e outra contemporânea em sua primeira audição. Os solos ficarão por conta do fagotista Fábio Cury e do trompetista Wellington de Sousa Pinto.

A USP-Filarmônica iniciará o concerto com as obras Concerto em Si bemol maior para Fagote e Orquestra KV 191 (Salzburgo, 1774), de Mozart e Marcha, composta por Francisco Gomes da Rocha, para o Regimento dos Dragões de Vila Rica, no século XVIII. Esta é a marcha mais antiga composta no Brasil e teve pesquisa e edição crítica do NAP-CIPEM da FFCLRP-USP.

A USP-Filarmônica executará em seguida a música Coral de Santo Antônio, referência em romarias católicas do século XVIII, de Haydn, e a obra Duas peças concertantes para trompete e orquestra, do compositor Rubens Russomanno Ricciardi.

A orquestra encerrará a noite do concerto com a Sinfonia nº 8 “Inacabada”, de Schubert. Como sempre, os concertos da USP-Filarmônica têm entrada livre e gratuita, sem impressão de ingressos em Ribeirão Preto. O Theatro Pedro II fica na Rua Álvares Cabral, 370, no Centro de Ribeirão Preto.

Regência

Marcelo Jardim é doutor em práticas interpretativas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, e Mestre em Práticas Interpretativas/Regência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, concluiu o bacharelado Regência também pela UFRJ. É professor de Regência de Banda e Prática de Orquestra da Escola de Música da UFRJ, na qual é atualmente vice-diretor, diretor artístico e diretor musical da Orquestra de Sopros da UFRJ.

Serviço
Concerto nº 124
Quando:
27 de agosto, terça-feira, às 20h30
Onde: Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto
Entrada gratuita
 

 


Foto: Ana Liao

Compartilhar: