Ribeirão Preto receberá lançamento do livro "Poéticas do Agora"

Ribeirão Preto receberá lançamento do livro "Poéticas do Agora"

Lançamento do livro que reúne ensaios sobre música contemporânea e sobre o compositor Gilberto Mendes será realizado durante o concerto da USP Filarmônica

O livro "Poéticas do Agora" será lançado nesta terça-feira, 26, no Theatro Pedro ll, junto ao concerto da USP Filarmônica, em Ribeirão Preto. A obra é uma homenagem ao centenário do compositor Gilberto Mendes, organizado por Márcio Barreto, pela editora Imaginário Coletivo.

O conteúdo do livro reúne ensaios sobre música contemporânea e o compositor Gilberto Mendes, falecido em 2016, e conta com ensaios de Rubens Russomanno Ricciardi, Lucas Galon, Júlio Medaglia, Camila Fresca, Livio Tragtenberg, Antonio Eduardo, Jean Goldebaum (Alemanha) e Márcio Barreto.

A obra se propõe a uma rica análise da música experimental brasileira dos séculos XX e XXI, bem como os desdobramentos do Festival Música Nova, criado por Mendes, em Santos no ano de 1962, e sua influência na formação de gerações de músicos e compositores do Brasil e do mundo.

Mais sobre Gilberto Mendes

Gilberto Mendes nasceu em 13 de outubro de 1922, e faleceu em 1º de janeiro de 2016. Foi maestro, professor da Universidade de São Paulo (USP), escritor e articulista – colaborou com jornais como "A Tribuna" e "O Estado de São Paulo".

Além disso, foi capaz de expandir os horizontes da Música Contemporânea, também conhecida como Música Nova. Em 1962 criou o Festival Música Nova, realizado em Santos até 2010. Escreveu, ainda, três livros fundamentais: "Uma Odisseia Musical" (1994), "Viver Sua Música – Com Stravinsky em Meus Ouvidos" (2008) e o romance "Danielle em Surdina, Langsan" (2013).

 

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: