Ribeirãopretana ganha concurso de fotografia de nascimento

Ribeirãopretana ganha concurso de fotografia de nascimento

Karoline ganhou na categoria “Best in Delivery: Black & White”

A fotógrafa de Ribeirão Preto Karoline Saad foi vencedora de uma das categorias do Concurso Anual de Fotografia de Nascimento, promovida pela IAPBP (Associação Internacional de Fotógrafos Profissionais de Nascimento).

 

Karoline trabalha há 12 anos com fotografia, 10 deles só com fotografia de parto. A sua principal área de atuação é a fotografia documental familiar. A profissional busca não interferir no ambiente, registrando o cotidiano da família do jeito mais real possível.

 

Karoline Saadi

 

Karoline ganhou na categoria “Best in Delivery: Black & White”, com uma foto em preto e branco, com a família reunida depois de um parto domiciliar planejado.

 

Ao receber o feedback de uma das juradas sobre sua fotografia, Karoline ficou muito tocada. “Uma das juradas disse que se visse essa foto no período que estivesse grávida, perderia o medo de parir.”  De acordo com Karoline, o que mais motiva ela a continuar fazendo esses tipos de fotos é ajudar a aproximar as mulheres de que é possível passar pelo parto normal.

 

No Brasil, de acordo com o site da FioCruz, aproximadamente 55% dos partos realizados no país são cesáreas. É a segunda maior taxa do mundo, atrás apenas da República Dominicana. Se considerarmos a realidade no sistema privado de saúde, a proporção pula para 86%.

 

“Em uma sociedade muito cesarista, acredito que a fotografia de parto ajude nessa desconstrução de que o parto normal não é seguro. É sobre dar um outro tipo de protagonismo para as mulheres, levando a humanização do parto como algo extremamente necessário”, disse a fotógrafa.


Foto de Karoline Saadi

Compartilhar: