Tombamento do Theatro Pedro II completa 40 anos neste sábado, 7
Para celebrar, a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto promoverá uma apresentação da série “Concertos Especiais”

Tombamento do Theatro Pedro II completa 40 anos neste sábado, 7

Em 7 de maio de 1982, edifício foi tombado pelo Condephaat como monumento de interesse histórico e cultural

Neste sábado, 7, o Theatro Pedro II completa 40 anos do tombamento como monumento de interesse histórico e cultural.

Na época, isso ocorreu graças a campanhas promovidas por artistas, intelectuais, cidadãos e políticos que buscavam a preservação e o resgate da função cultural do Pedro II, pois o prédio, inaugurado em 8 de outubro de 1930, enfrentou uma tragédia em 1980, quando sofreu um incêndio que comprometeu sua estrutura e consumiu a cobertura, forro do palco e grande parte do seu interior.

A recuperação do espaço veio somente a partir de 1991, com obras de restauro que duraram cinco anos e, tendo sido concluídas em 1996, onde foram recuperadas características originais, modernizaram a estrutura, ampliaram as funções e transformaram o Theatro Pedro II no terceiro maior teatro de ópera do Brasil em capacidade de público e com sua qualidade acústica aprovada por muitos maestros e suas orquestras.

“Cravado no coração do Quarteirão Paulista, o Theatro Pedro II é parte da história de Ribeirão Preto, um patrimônio da nossa cidade e região, motivo de orgulho para todos nós”, comenta o prefeito Duarte Nogueira, que no dia 10 de junho de 2017 representou o município no recebimento da posse definitiva do edifício até então pertencente ao Governo do Estado de São Paulo.

O prefeito também destaca a beleza da cúpula do teatro, uma verdadeira obra de arte, cujo projeto foi assinado pela artista Tomie Ohtake quando da recuperação do Pedro II.

“O lustre de cristal que temos ao centro da cúpula, com 1.400 quilos e 2,70 metros de altura, é uma obra magnífica, formando uma gota d’água invertida junto ao teto, que simboliza as chamas de fogo que acometeram o Theatro na década de 1980. Temos o símbolo do que foi uma tragédia e que hoje, para nós, é motivo de muito orgulho”, ressalta.

Para garantir a conservação do espaço e manter preservadas suas características originais, a diretoria da Fundação D. Pedro II, responsável pela administração do local, promove ações regulares de reparo e manutenção predial.

“A manutenção que realizamos periodicamente é essencial para a preservação e conservação deste importante patrimônio histórico e cultural do nosso município”, afirma Nicanor Lopes, presidente da Fundação D. Pedro II.

E para celebrar, a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto promoverá uma apresentação da série “Concertos Especiais” no próprio sábado, 7 de maio, às 19h, com regência do maestro Reginaldo Nascimento. Os ingressos custam de R$ 20 a R$ 80 e podem ser adquiridos nas bilheterias do teatro.

O Theatro Pedro II é nosso

No dia 10 de junho de 2017, Ribeirão Preto recebeu a posse definitiva do edifício do Theatro Pedro II.

Uma solenidade na Sala dos Espelhos reuniu autoridades políticas, como o governador do Estado de São Paulo e o prefeito Municipal, para a assinatura da escritura de doação do prédio a Ribeirão Preto.

Com o ato, a posse passou em definitivo para as mãos do município e da Prefeitura de Ribeirão Preto, bem como para a Fundação Dom Pedro II, que continua responsável por cuidar do patrimônio.


Foto: Guilherme Sircili

Compartilhar: