Liderança Feminina: Sandra Brandani Picinato

Liderança Feminina: Sandra Brandani Picinato

"Um líder tem que entender e ajudar o outro a chegar ao que é proposto. Isto requer empatia, resiliência e cooperação"

Primeira presidente mulher da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), em 120 anos de história da entidade, Sandra Brandani Picinato é empresária há 40 anos. À frente da SBS Motos — rede referência nacional no segmento por meio do e-commerce e de 12 lojas físicas nas cidades de Ribeirão Preto, Sertãozinho, Batatais, Orlândia e Serrana, que empregam 140 funcionários diretos e 20 indiretos —, Sandra seguiu os passos do pai, que já atuava com motocicletas no ramo de concessionárias. Formada em administração e marketing, ela o tornou seu primeiro sócio, cargo depois passado a uma de suas irmãs, e sua participação na Acirp começou em 1983, logo no primeiro ano da SBS. “No ano da posse, em 2023, eu já tinha quatro décadas de Acirp como associada. Através da entidade dei os primeiros passos para melhorar a gestão da minha empresa, e tomei gosto pela participação política da entidade”, conta Brandani.


Seu primeiro cargo na associação foi em 1989, sendo que no triênio 2014-2017 foi suplente do Conselho Deliberativo e em 2017, ocupou a vice-presidência da entidade por dois mandatos.  “Tudo que fiz de lá para cá abriu o caminho até o meu cargo atual. Ser mulher em ambientes como o do meu segmento ou de uma associação tão tradicional como a Acirp, que ainda têm uma presença predominantemente masculina, foi sempre desafiador, mas vencer essas barreiras ajudou a me tornar uma liderança para todos, independentemente de gênero”, destaca. 
Disciplinada, Sandra faz questão de começar o seu dia cedo e de estimular a identidade e o pertencimento de seus colaboradores. “Na SBS, passamos por muitas coisas juntos e eles vestiram a camisa sempre que foi preciso. Eu sento no meio deles e converso com todos. Somos uma equipe e eles também podem contar comigo”, diz a empresária. 


Duas mulheres que considera inspiração em sua vida são Margaret Thatcher, política britânica que foi primeira-ministra por três mandatos consecutivos, e Mariana Jábali, presidente do Fundo de Solidariedade de Ribeirão Preto e referência em trabalho social na cidade. “Thatcher marcou a política mundial e foi uma das primeiras a mostrar que era possível chegar ao topo sendo mulher. Jábali, por sua vez, representa a elegância e a constância que permitem ao trabalho de uma vida ser reconhecido por seu valor”, ressalta.


Trabalho, aliás, é uma palavra importante para a empresária, que não tem medo de ir para trás do balcão. “Eu fui a caçula da família e tive muito conforto, mas fiz questão de conhecer cada item da loja e de atender todos os clientes, seja o que tem uma moto de 100 cilindradas, até o que tem uma de 1800 cilindradas. É assim que se conquista confiança. Aos poucos, eles percebem que você sabe do que está falando”, afirma.


Sua vertente comercial é um diferencial importante para as inovações que têm implantado na Acirp. Sandra é a primeira representante do segmento a ocupar o cargo máximo da entidade em quatro décadas. “Queremos que a Acirp seja, de fato, uma entidade para todos, seja trazendo para a gestão da entidade uma perspectiva empresarial diferente ou abrindo as portas para que mais mulheres e jovens se associem”, reforça. 


Fotos: Lidia Muradás | Produção: Robes Britto

Compartilhar: