Comércio e restaurantes terão horário de funcionamento estendido em Ribeirão Preto

Comércio e restaurantes terão horário de funcionamento estendido em Ribeirão Preto

Com permanência da região na Fase Amarela do Plano São Paulo, prefeitura anunciou ampliação de horários

*Matéria atualizada às 19h de sexta-feira, 9.

Com a manutenção da Região de Ribeirão Preto na Fase Amarela do Plano São Paulo, o horário de abertura do comércio foi alterado para 10 horas diárias de funcionamento, aumentando em duas horas, segundo informou a prefeitura em coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira, 9.

Já a partir desse sábado, 10, as lojas podem funcionar das 8h às 18h, segundo o Sindicato do Comércio Varejista (Sincovarp). Já na segunda, 12, feriado de Nossa Senhora Aparecida, a abertura das lojas de rua será facultativa, também das 8h às 18h. 

As novas regras foram anunciadas durante entrevista coletiva concedida pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB), no Palácio do Rio Branco, e publicadas no Diário Oficial com o Decreto nº 251. Nogueira destacou que o município apresentou melhora nos indicadores da pandemia: houve uma redução de 17% no número de casos, 16% nas internações e 14% dos óbitos. Contudo, a melhora ainda não foi suficiente para colocar Ribeirão Preto na Fase Verde do Plano São Paulo.

Segundo os dados do governo estadual, apenas dois indicadores mantém a região de Ribeirão Preto na fase amarela, que é o número de internações por 100 mil habitantes e o número de óbitos. . Agora, são 54 internações por 100 mil habitantes e 7,9 óbitos por 100 mil. Para chegar à Fase Verde, o município precisa alcançar 40 internações e 5 óbitos para cada 100 mil habitantes.

"O setor produtivo vem demonstrando todo o seu comprometimento com a prevenção e o combate ao Covid-19, respeitando todos os protocolos sanitários e conscientizando a população sobre a necessidade de seguir as regras para Ribeirão Preto seguir em frente. Esse compromisso continuará firme e forte, principalmente por parte do Comércio Varejista", disse o Sincovarp. A nova atualização de fases acontece daqui 28 dias. “Precisamos do envolvimento de toda a população para conter pandemia. Ela ainda não acabou e temos de seguir todas as medidas de segurança para juntos vencermos o vírus”, disse Paulo César Garcia Lopes, presidente do Sincovarp.

Por meio de nota, a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) declarou que confia na evolução positiva da cidade e da região no controle à pandemia, porém, alguns setores ainda precisam de mais suporte no retorno das atividades. "Vamos continuar adotando as medidas necessárias para seguirmos firmes no combate, agindo de forma a preservar vidas, empregos e a economia. A manutenção da cidade na fase amarela ainda é um alento aos comerciantes, mas outros setores mais prejudicados, como o de entretenimento, precisam urgentemente de alternativas para retomarem suas atividades e conseguirem manter seus negócios"

Os shoppings poderão funcionar das 12h às 22h e os bares e restaurantes também terão horário de funcionamento estendido, até 23h. As academias e salões de beleza também terão ampliado em duas horas o funcionamento, segundo a prefeitura. 

Os limites de público foram mantidos, com funcionamento que não pode ultrapassar 40% da capacidade dos estabelecimentos e 30% nas academias. 

Veja como ficam os horários:

Shoppings e galerias

Capacidade: 40%;
Horário de atendimento: segunda-feira a domingo, das 12h às 22h.

Cinemas

Cinemas poderão retornar no mesmo horário previsto para os shoppings. Porém, deverão seguir regras de higiene específicas publicadas no decreto desta sexta-feira, 9. Entre elas, será proibido o consumo de alimentos nas dependências, corredores ou bomboniere, apenas, nos assentos das salas.

Comércio geral

Capacidade: 40%
Horário de atendimento: segunda-feira a sábado, das 8h às 18h.

Serviços

Capacidade: 40%
Horário de atendimento: segunda-feira a sábado, das 8h às 18h.

Bares, restaurantes e similares (consumo local):

Somente ao ar livre ou áreas arejadas;

Capacidade: 40%

Horário de atendimento: segunda-feira a domingo, restrito a dez horas diárias, limitado o atendimento até as 23h

Aos bares, restaurantes e similares localizados no interior dos shopping centers aplica-se o horário

Academias

Capacidade: 30%
Horário de atendimento: de segunda-feira a domingo, limitado a dez horas diárias

Salões de beleza e estética, barbearias e similares

Capacidade: 40%
Horário de atendimento: segunda-feira a sábado, limitado a dez horas diárias

Escolas

As aulas presenciais na rede municipal de ensino não devem ser retomadas neste ano, segundo a Secretaria Municipal de Educação. Em uma pesquisa feita com pais de alunos, 80% consideraram ainda não ser seguro a retomada das aulas nas unidades. 

Já as escolas particulares poderão voltar a receber os alunos, limitadas a 35% da capacidade, a partir de terça-feira, 13


Arte Revide

Compartilhar: