IPC de maio tem deflação de 0,43% em Ribeirão Preto
IPC de maio tem deflação de 0,43% em Ribeirão Preto

IPC de maio tem deflação de 0,43% em Ribeirão Preto

Índice da Acirp aponta baixa nos preços em produtos básicos e serviços relacionados à saúde

Em maio, houve deflação de 0,43% em Ribeirão Preto comparado com o mês de abril, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Associação Comercial e Industrial (Acirp), em parceria com a Fipe, divulgado nesta quarta-feira, 14.

No acumulado de janeiro a maio, Ribeirão registra inflação de 1,61%, valor abaixo dos 3,09% registrados no mesmo período de 2016. No acumulado dos últimos 12 meses a inflação nos preços é de 6,5%.

Entre os itens que apresentaram aumento dos preços estão os ligados a alimentação, como carne bovina (1,8%), bebidas (0,9%), pão francês (1%), leite (0,6%), e a alimentação externa, que ficou 0,74% mais cara. Em compensação, produtos básicos, como arroz (-1,9%), feijão (-3,7%), Frango (-1,9%) ficaram mais em conta.

Outros produtos que apresentaram queda foram o etanol (-5,6%), e serviços relacionados a área de saúde (-0,8%), como dentistas, por exemplo.

De acordo com os economistas responsáveis pelo levantamento, a deflação nos preços em maio, comparado com abril é motivado pelo ainda desaquecimento da economia no país, o que não aumentou a demanda pelos produtos. Porém, mostra o controle da inflação, o que também sinaliza para uma recuperação.


Foto: Pixabay

Compartilhar: