Maioria dos consumidores de Ribeirão não pretende ir às compras na Páscoa
Maioria dos consumidores de Ribeirão não pretende ir às compras na Páscoa

Maioria dos consumidores de Ribeirão não pretende ir às compras na Páscoa

Pesquisa foi realizada pelo economista Gabriel Couto, da Acirp e indica reflexo das condições gerais da economia

Uma pesquisa realizada com 640 pessoas em fevereiro deste ano pelo economista Gabriel Couto, da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), aponta que 50,7% dos entrevistados não pretendem comprar presentes na Páscoa.

Gabriel diz que a pesquisa mostra um reflexo das condições gerais dos consumidores. “Apesar do aumento recente nas expectativas e na confiança, o quadro de forte desemprego e o nível de incertezas ainda leva cautela aos consumidores”, explica o economista.

Pouco menos da metade dos consumidores entrevistados (49,4%) acredita que os gastos com presentes serão iguais aos de 2016, enquanto 32,3% acha que serão maiores em relação ao ano passado. O valor médio a ser gasto neste período de Páscoa é de R$ 121,42 reais.

“Mesmo com o fato de não haver grandes perspectivas de queda para a data ser uma notícia positiva, o resultado mostra que uma recuperação mais consistente ainda não se iniciou”, conclui Gabriel.

Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projetam menos vagas de emprego do que o ano passado, com expectativa de 10,7 mil contratações, inferiores as 11,3 mil de 2016.

De acordo com Paulo César Lopes, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão preto (Sincovarp), não há chance de um aumento de contratação e venda em relação ao ano passado na cidade. “Apesar de o chocolate ter sempre um apelo maior, nossa expectativa é conservadora, haja a lentidão da recuperação econômica”, analisa.


Foto: José Cruz/ Agência Brasil

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