Pesquisa do Procon-SP revela que metade dos consumidores já sofreu discriminação
Os consumidores que foram discriminados ao estabelecer ou tentar estabelecer uma relação de consumo devem reclamar no Procon

Pesquisa do Procon-SP revela que metade dos consumidores já sofreu discriminação

Condição financeira foi o principal motivo da discriminação nas relações de consumo

Levantamento feito pela Fundação Procon-SP, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, revela que metade dos consumidores já sofreu discriminação ao estabelecer ou pretender estabelecer uma relação de consumo. Da amostra de 1.659 entrevistados, 55,15% alegaram que já foram discriminados.

Segundo a pesquisa, a condição financeira foi o principal motivo da discriminação nas relações de consumo na percepção dos entrevistados, 60,77% (556 dos 915 discriminados), seguidos pela raça (15,96%) e por ser mulher (8,20%).

O levantamento constatou ainda que, considerando a relação por raça e entrevistados em cada classificação, os entrevistados negros foram os mais discriminados: 119 das 182 (65,38%) pessoas que se classificaram como da cor preta declararam ter sofrido discriminação.

Na relação por identidade de gênero e entrevistados em cada grupo, verificou-se que entre os homens transgêneros ocorreu a maior incidência de discriminação: 18 dos 29 homens transgêneros entrevistados apontaram que foram discriminados, representando 62,07%.

Quanto ao local onde as pessoas foram discriminadas, os mais citados foram: 36,17% (331) declararam ter sido em uma loja (de roupas, calçados, eletroeletrônicos, entre outras), 16,28% (149) em estabelecimento financeiro (banco, financeira, seguradora e similares), 8,31% (76) em shopping center, 5,90% (54) em estabelecimento que oferece refeições e 47 (5,14%) em concessionária de serviço público.

Diante da discriminação, a maioria, 56,83% (520) não tomou nenhuma atitude; 28,74% (263) apenas exigiram respeito aos seus direitos; 10,16% (93) notificaram a Ouvidoria da empresa; e, somente, 4,26% (39) denunciaram às autoridades competentes, sendo que 18 recorreram ao Procon.

Os consumidores que foram discriminados ao estabelecer ou tentar estabelecer uma relação de consumo podem reclamar nos canais de atendimento do Procon-SP. “É fundamental que o consumidor faça sua denúncia para garantir o seu direito e para que a fundação possa apurar o fato sempre com o objetivo de equilibrar e harmonizar as relações de consumo”, alerta o Procon.


Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)

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