Preço da gasolina cai até 10% em postos de Ribeirão Preto
Preço da gasolina cai até 10% em postos de Ribeirão Preto

Preço da gasolina cai até 10% em postos de Ribeirão Preto

Queda foi motivada pela concorrência com aplicativo de descontos

O preço da gasolina caiu até 30 centavos em alguns postos de combustível de Ribeirão Preto. A queda foi notada nesta segunda feira, 13.

Por todos os bairros da cidade é possível encontrar estabelecimentos cobrando até R$ 3,40 pelo litro da gasolina, uma diferença de quase 10% em comparação ao preço praticado na última semana.

Contudo, nem todos os postos da cidade aderiram ao desconto. O motivo, segundo o vice-presidente da Brascombustíveis, Renê Abbad, foi  surgimento de aplicativos de desconto para clientes de postos e estabelecimentos comerciais no geral.

“A disputa no caso não é dos donos de posto. É uma briga entre as grandes distribuidoras. Como o aplicativo é regional, elas conseguem subsidiar uma margem de lucro para os postos da região enquanto mantêm o seu lucro em outros estados”, esclarece Abad.

Dessa forma, o aplicativo cria uma concorrência com as distribuidoras de combustíveis que são pressionadas a abaixarem seus preços.

Aplicativos de Cashback

O especialista em comércio digital, Vinícius Melo, comenta um pouco mais sobre o funcionamento dos aplicativos.

“Cashback são promoções que de forma costumeira as empresas fazem isoladamente, porém, aplicativos como o utilizado em Ribeirão Preto e alguns outros, organizam estas promoções em rede, através de estabelecimentos unidos pelo aplicativo, pois o dinheiro recebido de volta só pode ser gasto dentro de estabelecimentos parceiros”, explica Melo.

O especialista ainda assegura que aplicativos como este não geram concorrência desleal. "Se os postos de combustíveis estão baixando os seus preços por causa de estabelecimentos que são credenciados aos aplicativos, é porque eles possuem margem para baixar. Agora, porque não diminuíram os preços antes? Toda ação que gera este tipo de reação tira o empresário da zona de conforto, faz com que ele tenha de ser mais criativo, melhore o atendimento e desenvolva experiências diferentes para brigar num mercado mais competitivo", conclui Melo.

Outro lado

Questionado sobre a margem de lucro que possibilita os postos a abaixarem os preços, Rene Abbad reitera. “A margem para o dono do posto é muito baixa. Os fornecedores trabalham com margem negativa na nossa região e só abaixam o preço porque conseguem garantir o lucro em outras regiões do país”


Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Compartilhar: