Protesto contra preços de combustíveis tem pouca adesão

Protesto contra preços de combustíveis tem pouca adesão

Dez veículos participaram da manifestação e organizador já marca outro; posto visitado na zona Sul não tinha álcool nem gasolina

Dez veículos, incluindo duas motocicletas, participaram neste sábado de um protesto convocado pelo grupo “Abasteça R$ 0,50 e peça cumpom fiscal”, do Facebook. O grupo público tem mais de 8 mil membros e cerca de 100 pessoas confirmaram presença no evento, com concentração marcada para as 10h da manhã e saída às 11h da Câmara Municipal. Mas a carreata só saiu quase às 12h sem a presença esperada.

“No próximo sábado faremos nova manifestação e vamos marcar para depois do meio dia, porque muita gente trabalha no sábado pela manhã”, disse Adelson Marinho, um dos organizadores. Sem entender porque as pessoas confirmaram e não compareceram ele ainda gravou um vídeo e postou no grupo durante a concentração. No esforço, ainda telefonou para amigos, reivindicando apoio ao protesto.

Adelson também acredita que muita gente não participa do protesto com medo da reação dos donos de postos. “Mas estamos comprando os produtos. Ninguém pode nos impedir de comprar a quantidade que desejarmos”, disse.

O radialista Ramalheiro Júnior, que participou do protesto, recebeu mensagens de pessoas que foram a postos de combustíveis, abasteceram R$ 0,50 e pediram cupom fiscal, sem participar do protesto. “As pessoas não entenderam que o importante é participar junto. E não queremos afrontar ninguém. Queremos apenas mostrar nossa indignação com os constantes reajustes dos combustíveis.

Sem os produtos

No primeiro posto que os manifestantes pararam, na avenida Presidente Vargas, perto da João Fiúsa, não tinha nenhum dos combustíveis – gasolina ou etanol – disponível. Sob desconfiança dos manifestantes, um frentista ligou bombas de gasolina e etanol e mostrou que o produto realmente não saía.

A alternativa foi seguir pela Presidente Vargas e encontrar outro posto. No caminho, outro estabelecimento estava fechado, por falta de combustíveis. No terceiro ocorreu o abastecimento dos veículos, sem mais problemas, mas um caminhão-tanque chegou ao local no mesmo momento, para abastecer os reservatórios.

Revide Online
Texto e fotos: Guto Silveira

Compartilhar: