Aluno da Unaerp é destaque internacional

Aluno da Unaerp é destaque internacional

Com mentoria de pesquisador da Universidade de Yale, Gabriel Costa desenvolveu artigo sobre o impacto da Cannabis sativa no uso não medicinal de opioides

O aluno do curso de Medicina da Unaerp, Gabriel Costa, é o primeiro autor do artigo “O impacto da cannabis no uso não medicinal de opioides entre indivíduos que recebem farmacoterapias para transtorno do uso de opioides: uma revisão sistemática e meta-análise de estudos longitudinais”, que foi destaque na imprensa norte-americana, sendo publicado em veículos de comunicação voltados para a área da medicina, como Medscape, Medical Press, Yale School of Medicine e U.S. News. 


O projeto científico foi desenvolvido sob mentoria do professor e pesquisador João P. de Aquino, do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Yale, em colaboração com pesquisadores da Universidade de São Paulo e do Hospital Universitário de Cleveland. 


O artigo discute uma problemática enfrentada pelos Estados Unidos nos últimos anos: o transtorno de uso de opioides, substâncias que possuem grande ação analgésica, a exemplo da morfina. O transtorno, nesse contexto, baseia-se na dependência dessas substâncias, podendo acarretar problemas na funcionalidade do dia a dia do paciente. 


Por conta da relação entre o controle da dor e os opioides, existe no país norte-americano uma grande expectativa em saber qual é a relação da Cannabis sativa com os pacientes que têm esse transtorno. “Acredita-se que ela tenha propriedades analgésicas, que aliviam a dor e isso traz uma semelhança com o opioide. Como a cannabis vem sendo legalizada no mundo, esse é um tema que chama bastante a atenção dos pesquisadores, principalmente americanos”, aponta Costa. 


Em relação à relevância da pesquisa para a comunidade científica e população em geral, o pesquisador destaca que, apesar de ser uma temática discutida mundialmente, o uso da cannabis com indicação médica ainda é bastante estigmatizado. 


“Em um paciente com transtorno de uso de opioide é muito importante que o médico não estigmatize a utilização da cannabis a ponto de prejudicar o tratamento. É necessário priorizar o uso das medicações que salvam vidas e ter um tratamento individualizado. De qualquer maneira, trata-se de uma droga, então é importante verificar se o paciente está disposto a reduzir o uso da substância e entender as motivações, porque há pessoas que usam para a dor, outras para a insônia”, explica Costa. 


De acordo com o coordenador do curso de Medicina, professor Reinaldo Bulgarelli Bestetti, o destaque da pesquisa na imprensa norte-americana é uma parte essencial da internacionalização e representa uma grande contribuição para a formação profissional, considerando que o aluno tem interesse em seguir na área de psiquiatria nos Estados Unidos. Em relação à relevância do estudo no cenário mundial, o docente enfatiza que os projetos de pesquisa existentes na Universidade realmente vão ao encontro das necessidades que a população tem.

Compartilhar: