Aulas na rede municipal de Ribeirão Preto retornam na próxima semana

Aulas na rede municipal de Ribeirão Preto retornam na próxima semana

Todas as 140 escolas estão preparadas para a volta dos 50 mil estudantes

O ano letivo da rede municipal de ensino começa na próxima segunda-feira, 5 de fevereiro, e, segundo a Secretaria Municipal de Educação, todas as 140 escolas estão preparadas para receber cerca de 50 mil alunos dos segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Profissionalizante. São 33 escolas de ensino fundamental, 105 de educação infantil, uma de ensino profissional básico, Dr. Celso Charuri e o Centro de Educação Especial Egydio Pedreschi. Desde o ano passado, as equipes gestoras e os professores estão desenvolvendo o planejamento para o início das aulas.

 

“Todas as nossas escolas estão prontas para mais um ano letivo. Os uniformes estão chegando nas unidades para serem entregues logo nos primeiros dias de aula, juntamente com os materiais, que vão desde lápis, borracha, cadernos até os livros didáticos. Nos últimos anos, os investimentos na rede municipal foram muitos, compramos novos computadores, notebooks, projetores e sistema de som, novos brinquedos tanto para a educação infantil quanto ensino fundamental. Todas as escolas possuem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e estamos finalizando a climatização de todas as salas de aula”, pontuou o secretário da Educação, Felipe Elias Miguel.

 

Ainda de acordo com o secretário, o foco nos dois últimos anos foi na alfabetização dos estudantes, na recuperação da aprendizagem, “contratamos mais de mil e quinhentos docentes desde janeiro de 2022, colocamos o 2º professor na sala de aula do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, por meio do projeto “Todos Juntos”, inserimos a recuperação paralela, que foi uma grande aliada, bem como as oficinas de matemática e língua portuguesa. A ampliação da carga horária também contribuiu para o aprendizado, junto da reestruturação da Língua Inglesa, e todos alinhados com o nosso Programa Municipal de Alfabetização e Letramento”.

 

“E junto com todas essas ações, implantamos as avaliações diagnósticas, observando os dados e agindo”, completou o secretário.

 

Plano de Expansão


A Prefeitura está investindo mais de R$ 80 milhões em 25 novas escolas, que serão entregues até o final de 2024. Destas, 16 já foram inauguradas. Com as novas unidades, mais de 6.500 novas vagas para a educação infantil e ensino fundamental serão geradas.


Foto: Guilherme Sircili

Compartilhar: