Curso de Medicina da Unaerp recebe nota máxima de reconhecimento pelo MEC
Avaliação feita pelo MEC analisa instituições de ensino em todo o País

Curso de Medicina da Unaerp recebe nota máxima de reconhecimento pelo MEC

O método PBL (Problem Based Learning), adotado pelo curso, é o principal diferencial

O curso de Medicina da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) recebeu nota máxima no processo de renovação do reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC). A avaliação foi feita pela Comissão de Especialistas, que visitou a Universidade nos dias 3, 4 e 5 de setembro. 

O método PBL (Problem Based Learning), adotado pelo curso, é o principal diferencial da Medicina da Unaerp, além da completa infraestrutura de ensino como o Laboratório de Habilidades, Hospital Electro Bonini, Maternidade Cidinha Bonini e as parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde e o SUS (Sistema Público de Saúde), além de hospitais da cidade e região.

A metodologia PBL trabalha com a participação ativa do aluno em sistema de tutorias e, na Unaerp, conta com professores especializados no método, entre eles o coordenador do curso, professor Reinaldo Bestetti, cuja produção científica na área de ensino médico tem sido publicada em congressos internacionais.

Renovação de reconhecimento

O estudo faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Sistema é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. O Sinaes avalia todos os aspectos que giram em torno desses três eixos, principalmente o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente e as instalações.

Com o advento do Sinaes, a renovação de reconhecimento de cursos passou a funcionar em um ciclo avaliativo, em que todos os cursos superiores do País se inserem. O ciclo avaliativo do Sinaes tem como referência as avaliações trienais de desempenho de estudantes (Enade).


Sob supervisão de Marina Aranha.


Foto: Pedro Gomes

Compartilhar: