Desde 2010, cerca de 10 mil adultos se alfabetizaram em Ribeirão Preto
No Dia Mundial da Alfabetização, município relembra dados da Educação para Jovens e Adultos (EJA)
No Dia Mundial da Alfabetização, comemorado nesta quarta-feira, 8, Ribeirão Preto tem índices a comemorar, mas a tarefa ainda não está cumprida. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o município tem 97,1% da população alfabetizada. A alta taxa rendeu à cidade o selo “Município Livre do Analfabetismo” – baseado nos dados do Censo do IBGE, de 2010. Desde 2010, cerca de 10 mil pessoas se alfabetizaram por meio do projeto de Educação para Jovens e Adultos (EJA).
No entanto, ainda que os dados sejam empolgantes, a meta de alfabetização no município ainda não está cumprida.
Ribeirão Preto oferece o EJA há mais de 20 anos. Atualmente, são cerca de 1.500 alunos matriculados no projeto. Desde 2000, mais de 3 mil adultos se formaram nos anos iniciais, 5 mil nos anos finais e 1.800 no ensino médio.
Os adultos interessados em serem matriculados devem procurer uma das escolas da Rede Municipal de Ensino e fazer o cadastro, que é feito durante o ano todo. Para os anos finais, as vagas são disponibilizadas no início de cada semestre.
Outras informações podem ser obtidas por meio da Secretaria Municipal de Educação – Setor de EJA – Telefones: 3977-9127 e 3977-9112.
Revide Online
Fotos: Arquivo Revide