Estudantes encerram ocupação do IFSP de Sertãozinho

Estudantes encerram ocupação do IFSP de Sertãozinho

Eles se retiraram do local na manhã deste sábado, 29, após negociação com a reitoria da instituição, que garantiu a manutenção de investimentos

Estudantes que participavam da ocupação do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), em Sertãozinho, deixaram o prédio na manhã deste sábado, 29. A saída deles do local, se deu após negociação com a reitoria da instituição na quinta, 27, e sexta-feira, 28.

Entre as contrapartidas propostas pelo reitor Eduardo Modena, que enviou representantes ao local para conversar com os alunos, está a garantia de busca de verbas junto ao Ministério da Educação, para continuação de investimentos e obras de expansão do campus, como a construção de um restaurante estudantil, de ginásio poliesportivo e novos laboratórios e equipamentos.

Leia mais:
OAB ouve estudantes favoráveis e contrários a ocupação em Sertãozinho
Contrários à PEC 241 pedem que Governo adote medidas para aumentar arrecadação
Estudantes e professores protestam contra PEC e MP do Ensino Médio, em Ribeirão Preto

Além disso, os alunos acordaram em se retirar da ocupação em razão do campus ser utilizado para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre nos dias 5 e 6 de novembro, e o ministro da Educação, Mendonça Filho, havia pedido para que os alunos liberassem as escolas até o dia 31 de outubro, e também para realização do Congresso de Extensão e Mostra de Arte e Cultura do IFSP, que ocorre na semana seguinte, em Sertãozinho.

Segundo fontes ouvidas pelo Portal Revide, o acordo foi aceito por todos os alunos que participaram da ocupação, que teve início na última segunda-feira, 24, em contestação a aprovação do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 241, do limite de gastos do orçamento do Governo Federal, que eles acreditam que poderia prejudicar esses investimentos, além de serem contrários à medida provisória imposta pelo governo de Michel Temer (PMDB) para a reforma do ensino médio.

O IFSP realiza ainda neste sábado a inspeção do prédio ocupado, para verificar se há depredação ou atos de vandalismo, e um ofício será enviado ao ministro da Educação, Mendonça Filho, para que as medidas sejam avaliadas pelo governo.


Foto: Leonardo Santos

Compartilhar: