Estudantes programam greve em Ribeirão Preto

Estudantes programam greve em Ribeirão Preto

Alunos do ensino médio reclamam da falta do recesso escolar e da má conservação das escolas estaduais

O cancelamento dos Jogos Abertos do Interior, o possível fechamento de quatro escolas estaduais e a falta de limpeza de uma escola em Ribeirão Preto mobilizaram estudantes à convocação de uma greve para segunda metade de outubro.

Devido à realização dos Jogos Abertos, que ocorreriam entre os dias 26 de outubro e 07 de novembro, as escolas municipais e estaduais tiveram os calendários adaptados para que os prédios onde elas funcionam servissem de alojamento para os atletas no período, por isso, o recesso escolar de julho que normalmente dura todo o mês foi encurtado para que fosse comprida a carga horária necessária.

A diretoria regional de ensino informa que as aulas transcorrerão normalmente no período em que estavam programados os jogos, e que a não efetivação do “recesso programado antecipará o encerramento do ano letivo para esses alunos”.

Em comunicado na página da convocação da paralisação no Facebook, os estudantes dizem que como o recesso não será cumprido, eles, por conta própria, irão realizar a paralização para fazer valer o direito das “férias”, como estava prometido.

Além disso, alunos de algumas escolas que aderiram ao movimento reclamam da má preservação dos prédios, do acúmulo de sujeira e da falta de materiais de higiene, como papel nos banheiros.

“Em algumas turmas há carteiras com fezes de pombos, ventiladores quebrados no chão da escola. Isso só mostra o descaso. O nosso intuito é causar uma falta coletiva. Mas é um bom início pra uma passeata estudantil”, disse um estudante que não quis se identificar por ter sofrido ameaça de professoras, que disseram que irão alterar as notas dos alunos que aderirem a paralização, causando a reprova destes adolescentes.

Esse mesmo aluno disse que, devido à informação divulgada pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeosp), de que quatro escolas estaduais serão fechadas no município, a intenção é criar um movimento entre os estudantes destas escolas, para que a medida seja revista.

As escolas estaduais com o risco de fechar são José Lima Pedreira de Freitas, Jardim Paiva 1, João Augusto de Mello e Geraldo Corrêa de Carvalho.

“Na verdade começamos com o pensamento restrito só para nossa escola e a coisa cresceu de uma forma que não esperávamos, já que surgiu essa história do encerramento das atividades em alguns lugares” afirma o estudante.

Outro lado

“Todo ano é a mesma história [sobre o fechamento de escolas]. Acontece que houve uma redução no número de alunos em todo o Estado. Ribeirão Preto tem 102 escolas estaduais, se não há demanda para todas elas não há necessidade de mantê-las”, afirma a dirigente regional de ensino de Ribeirão Preto, Simone Locca.

Revide On-line
Leonardo Santos
Fotos: Arquivo Revide 

Compartilhar: