Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto abre inscrições para Concurso Literário
Vencedores serão premiados durante o evento em junho

Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto abre inscrições para Concurso Literário

Interessados devem consultar o regulamento oficial e se inscrever até o dia 26 de abril por meio do site

Estão abertas, até o dia 26 de abril, as inscrições para o Concurso Literário da 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. A premiação é promovida pela Fundação do Livro e Leitura, com o apoio da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto, União dos Escritores Independentes, Casa do Poeta e do Escritor, União Brasileira dos Trovadores, Ordem dos Velhos Jornalistas e Proyecto Cultural SUR/Brasil.

Neste ano, o concurso literário será realizado em âmbito nacional e foi dividido em duas categorias: estudantil regional restrita a escolas públicas ou privadas e adultos. As escolhas dos temas para cada modalidade e categorias foi feita com base nas obras dos autores homenageados pela 19ª edição da feira: Ignácio de Loyola Brandão (escritor) e Heloisa Prieto (autora infantojuvenil).

O concurso pretende atrair novos talentos da escrita e do desenho em diferentes faixas etárias. A Categoria Estudantil Regional se divide em três modalidades: Desenho, Poema e Livre Interpretação. Na modalidade Desenho Infantil, poderão participar alunos matriculados nos municípios que compõem a Região Metropolitana de Ribeirão Preto, na faixa etária entre seis a 10 anos. O tema é "O tempo não para", retirado do texto Zeus, da autora Heloisa Prieto.

Já na Categoria Estudantil Regional, na modalidade Poema, poderão participar alunos matriculados nos municípios que compõem a Região Metropolitana de Ribeirão Preto, na faixa etária de 11 a 13 anos. O tema é "Você acredita em fantasma?", frase de Heloisa Prieto em "O Médico e o Fantasma".

Poderão participar da Categoria Estudantil Regional, na modalidade Livre Interpretação, alunos matriculados nos municípios que compõem a Região Metropolitana de Ribeirão Preto, entre 14 a 17 anos. O tema é "A escola deve ser para todo mundo. Será que é?", extraído do texto de Ignácio Loyola Brandão.

Os gêneros literários Poema, Crônica ou Conto serão temas da Categoria Adulto voltada para interessados a partir de 18 anos, moradores de qualquer região do Brasil. Cada candidato deverá optar por apenas uma modalidade. O tema desta categoria é "Nada mais é como era", presente em trecho da obra de Ignácio de Loyola Brandão.

Segundo a curadora da 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, Adriana Silva, o objetivo do concurso é selecionar novos talentos da literatura e do desenho em diferentes faixas etárias e linguagens. "Há muitos escritores e ilustradores anônimos em nosso país, que encontram nas premiações literárias uma porta aberta para realizar seu sonho nesse caminho artístico". Para ela, o concurso é uma forma de validar a obra destes autores e aproximá-los dos leitores.

"Queremos promover a descoberta dos neoescritores, pois muitas pessoas têm vergonha ou até mesmo medo de se expressar e escrever textos, por retaliação por parte da sociedade. O mundo de hoje está muito crítico", comenta a professora de Língua Portuguesa, Rosa Maria de Britto Cosenza, curadora do concurso. A professora, que é a única mulher eleita na Academia de Letras de Ribeirão Preto, diz que sua luta sempre será focada em descobrir novos escritores e disseminar a leitura e literatura.

O julgamento de todas as modalidades será realizado por profissionais escolhidos pela Comissão Organizadora do Concurso Literário e o resultado será divulgado a partir do dia 3 de junho, no site e nos meios de comunicação em geral.

A cerimônia de premiação será realizada durante a 19ª Feira Nacional do Livro e Leitura, no dia 9 de junho, às 11h, no Auditório Meira Júnior.


Foto: Divulgação

Compartilhar: