Film Commission de Ribeirão Preto participa do Festival do Rio

Film Commission de Ribeirão Preto participa do Festival do Rio

Edgar de Castro, presidente da Ribeirão Preto Film Commission, ministrará palestra durante o evento

O presidente da Ribeirão Preto Film Comission – antiga São Paulo Film Comission –, Edgar de Castro, participará nesta semana do Festival do Rio, que começa nesta quinta-feira, dia 1. Castro foi convidado por Steve Solot, atual presidente da Aliança Brasileira de Film Commissions (Reabrafic), para ministrar uma palestra na RioMarket, área de negócios do festival de cinema carioca, nesta quarta-feira, dia 30.

“O Edgar ministrará palestra para falar sobre as atividades das Film Commission, principalmente sobre a Reabrafic, que está passando por uma revolução feita pelo Steve Solot”, explica Bruna Veiga, vice-presidente da Ribeirão Preto Film Commission.

Steve Solot é norte-americano naturalizado no Brasil e já atuou como presidente da Rio Film Commission. “Ele é um grande nome no meio e faz muita questão de incentivar o intercâmbio entre a produção nacional e internacional e está abraçando a causa da direção da Reabrafic, que é a reorganização das Film Comissions no Brasil”, completa Bruna.

Mudança

Com sede em Ribeirão Preto há dez anos, a São Paulo Film Commission passa a se chamar Ribeirão Preto Film Commission e a primeira apresentação da entidade após a alteração do nome será durante a RioMarket.

“Após algumas alianças, a São Paulo City Commission se tornou a maior do Estado, transformando a cidade em um polo em produção cinematográfica, por isso eles pediram a cessão do nome para que fossem o representante estadual. O que é uma coisa boa”, comenta Bruna Veiga.

Ao todo o estado de São Paulo possui cinco Film Commissions – São Paulo, Ribeirão Preto, Paulínia, Vale do Paraíba e Santos – com foco no fomento da produção audiovisual. “Como Film Commission, temos interesse de trazer o maior número de produção para a cidade, pois isso gera renda”, comenta Victor Molin, produtor audiovisual.

Molin revela ainda que, depois da participação no Festival do Rio, a Ribeirão Preto Film Commission começa uma nova etapa. Segundo o produtor, a entidade deixa de investir no fomento para trabalhar diretamente com produção e promete novidades para 2016. "Em breve anunciaremos", conclui.

Revide on-line
Bruno Silva
Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: