Governo Federal prevê adesão de mais 54 escolas ao modelo cívico-militar em 2021

Governo Federal prevê adesão de mais 54 escolas ao modelo cívico-militar em 2021

Lista com locais selecionados será divulgada no dia 25 de janeiro; Ribeirão Preto já enviou candidatura de duas instituições

De acordo com a portaria do Ministério da Educação, publicada nesta segunda-feira, 28, no Diário Oficial, em 2021, mais 54 escolas cívico-militares serão instaladas no país. Serão duas em cada um dos estados e no Distrito Federal.

A adesão é voluntária e a lista com os locais selecionados será divulgada no dia 25 de janeiro. No final de 2019, Ribeirão Preto indicou duas unidades ao Ministério da Educação para adotarem o modelo cívico-militar. A EMEF Nelson Machado, no Jardim Maria Casagrande e a EMEF Prof. Dr. Jaime Monteiro de Barros, no Jardim Aeroporto, foram as selecionadas após consultas públicas e votação, realizadas na semana passada. As duas ficam na Zona Norte da cidade. Uma terceira unidade também estava na lista da secretaria, mas após consulta, a maioria dos pais de alunos e professores votaram contra a adoção do método. Nas 50 unidades piloto do programa, Ribeirão não foi escolhida. 

Quando anunciado, em 2019, o programa previa 200 escolas neste modelo até 2023.

ara participar do programa, as escolas devem ter entre 501 a mil matrículas nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio; atender aos turnos matutino e/ou vespertino; ter alunos em situação de vulnerabilidade social; desempenho abaixo da média estadual no Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica; e contar com a aprovação da comunidade escolar, por meio de consulta pública presencial ou eletrônica.

O modelo cívico-militar é diferente do modelo das escolas militares mantidas pelas Forças Armadas. De acordo com o MEC, as Secretarias estaduais de Educação continuariam responsáveis pelos currículos escolares e caberia aos militares a atuação como monitores na gestão educacional.


Foto: Wokandapix (Pixabay)

Compartilhar: