Livro convida leitor para reflexão sobre a educação brasileira

Livro convida leitor para reflexão sobre a educação brasileira

Obra de Priscilla Maria Bonini Ribeiro e Pedro Richalski Neto pode ser adquirido no site da Editora Comunnicar ou na Amazon

O livro Educar para Educar - Inquietações, Entraves e Novas Conexões (Ed. Comunnicar, 2023), de autoria de Priscilla Maria Bonini Ribeiro e Pedro Richalski Neto, convida o leitor a refletir sobre a educação brasileira apontando a necessidade e possibilidades de novos prismas e conexões acerca do Sistema Educacional nacional.

 

Com prefácio do jurista Ives Gandra da Silva Martins e apresentação do professor doutor Mozart Neves Ramos, o livro foi produzido durante dois anos de reflexões e análises da conjuntura educacional elaboradas pelos autores. A obra aborda questionamentos por meio de entrelinhas jurídicas, diálogos constitucionais, educação, cultura e alteridade, além de propor novos horizontes educacionais, além de convidar os leitores a contribuírem para a solução dos desafios por uma educação de qualidade em um momento pós-pandêmico.

 

A ideia do livro surgiu pouco antes da pandemia, segundo a professora doutora Priscilla Bonini Ribeiro, educadora, pesquisadora, ex-conselheira de Educação do estado de São Paulo e diretora-geral da Unaerp Guarujá. Naquele momento, a autora se debruçava sobre a essencial necessidade de se resgatar a importância da educação para o desenvolvimento da humanidade. “O livro traz prismas e olhares que podem aguçar o leitor a acreditar na educação como a "ferramenta" mais poderosa de um país e compreender seus dilemas e necessidades.”

 

Educar para Educar - Inquietações, Entraves e Novas Conexões é escrito em formato de diálogo entre Priscilla e o educador e filósofo Pedro Richalski. “A obra é o resultado de vivências, experiências, sonhos, estudos, esperanças, nos milhares de contatos com estudantes, educadores, pais e pessoas envolvidas no mundo da educação”, aponta o autor.

 

Priscilla Bonini Ribeiro também reforça em suas observações o poder de transformação que a educação representa. “Possui papel essencial no processo de humanização e sobre a prática do pensar. Em muitas observações cotidianas, percebo que as pessoas estão perdendo essa capacidade, que o estresse emocional parece estar esvaindo as forças necessárias do indivíduo nesta habilidade essencial que nos difere de outros seres vivos. Precisamos retomar o exercício do pensar.”

 

O livro Educar para Educar - Inquietações, Entraves e Novas Conexões está disponível para ser adquirido no site da Editora Comunnicar ou na loja virtual da Amazon.

 

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: