Livro de docente da Unaerp identifica estrutura universal da linguagem

Livro de docente da Unaerp identifica estrutura universal da linguagem

A professora do curso de Direito da Unaerp, Dionéia Motta Monte-Serrat lançou obra em parceria com o pesquisador Carlo Cattani

A professora do curso de Direito da Unaerp, Dionéia Motta Monte-Serrat, lançou mais um livro, em parceria com o pesquisador Carlo Cattani, docente da Universidade de Tuscia, na Itália. Intitulada "The Natural Language for Artificial Intelligence" (A Linguagem Natural para Inteligência Artificial, em português), a obra foi publicada pela editora Elsevier, de prestígio internacional.

O livro apresenta a estrutura biológica e lógica típica da linguagem humana em seu papel dinâmico de mediação entre a realidade e a mente. Os elementos dinâmicos da linguagem são mapeados no decorrer da obra, de forma a serem compreendidos e executados por sistemas inteligentes, orientando os paradigmas da computação cognitiva. Além disso, a publicação também oferece exemplos de aplicação do modelo de linguagem universal em análise de imagens e linguagem convencional.

Visto a inteligência artificial visa imitar o processo da mente humana, a obra interdisciplinar mostra como a fertilização cruzada entre a linguagem natural e a inteligência artificial deve ser feita, explica Dionéia. "A importância do livro está na revelação da estrutura universal da linguagem, reconhecida por linguistas, mas que não havia sido descrita ainda", enfatiza a professora.

No dia 26 de novembro, a docente participou, ao lado de Cattani, de um bate-papo promovido pela Elsevier. Na apresentação, realizada por plataforma digital, Dionéia destacou a importância da publicação, o processo de desenvolvimento do livro e comentou a respeito da parceria com o pesquisador italiano, conhecido pelos estudos na área da ciência da computação. 

*Informações da Assessoria de Comunicação da Uanerp


Fotos: Divulgação

Compartilhar: