Prefeitura anuncia novas edições dos Jogos Florais
Prefeitura anuncia novas edições dos Jogos Florais

Prefeitura anuncia novas edições dos Jogos Florais

Competições de trovadorismo fazem parte das atividades da 17ª edição da Feira do Livro

Estão abertas as inscrições para o 30º Jogos Florais e o 18º Jogos Florais Estudantis, realizados pelas secretarias de Cultura e de Educação da Prefeitura de Ribeirão Preto, em parceria com a Fundação Livro e Leitura e a União Brasileira de Trovadores (Ubt).

Os jogos se inspiram na tradição do Trovadorismo, primeiro movimento literário e poético da língua portuguesa. Ele surgiu em Portugal na Idade Média, no século XI e tem como principal registro a cantiga, que pode ser classificada em quatro tipos diferentes – de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer.

As modalidades de ambas as edições serão separadas em trovas do âmbito nacional (Veterano e Novo Trovador), âmbito municipal (apenas para trovadores de Ribeirão Preto) e estudantil. A Ubt considera como Novo Trovador quem não possui mais de três classificações em concursos nacionais.

Para participar, os interessados devem enviar até três trovas por tema via envelopes, nos respectivos endereços, seja no âmbito municipal ou estudantil. Os veteranos e novos trovadores do âmbito nacional devem enviar apenas uma por tema.

As inscrições vão até o dia 25 de maio e a comissão julgadora irá divulgar os resultados até o fim do mês. A premiação será realizada no dia 10 de junho, na Biblioteca Padre Euclides, durante a 17ª edição da Feira do Livro. As trovas premiadas serão editadas em livro e distribuídas aos concorrentes, escolas e imprensa.

30º Jogos Florais

Âmbito Nacional (Veteranos e Novos Trovadores)

- Beatitude (lírico e/ou filosófico)
- Preguiça (humorístico)

Endereço de Remessa: Prof. Nilton Manoel Teixeira, caixa postal 448, Ribeirão Preto/SP – CEP 14001-970

Âmbito Municipal

- Amizade (lírico/filosófico)
- Rascunho (humorístico)

Endereço de remessa: José Feldman, Rua Vereador Arlindo Planas, 901, casa A – Zona 6, Maringá/PR – CEP 87080-330


18º Jogos Florais Estudantis

- Futuro (lírico/filosófico)
- Grafite (Humorístico)

Endereço de remessa: diretamente na Secretaria Municipal da Educação, até as 17h do dia 25 de maio. Prof. Valéria Fernandes Turci, Praça Alto do São Bento, 11, Ribeirão Preto/SP

 


Foto: Pixabay

Compartilhar: